• Carregando...
A pianista Cristina Ortiz, durante o ensaio com a Orquestra Sinfônica do Paraná, realizado ontem de manhã no palco do Guairão | Karin van der Broocke/Divulgação
A pianista Cristina Ortiz, durante o ensaio com a Orquestra Sinfônica do Paraná, realizado ontem de manhã no palco do Guairão| Foto: Karin van der Broocke/Divulgação

"Preciso de um bom instrumento para poder mostrar a 'minha voz'. Sou pianista. A minha 'voz', portanto, só 'acontece' a partir de um bom piano." A frase foi dita, ontem à tarde, no palco do grande auditório do Teatro Guaíra por Cristina Ortiz. A pianista, de 60 anos, é a solista convidada para a segunda apresentação de 2011 da Orquestra Sinfônica do Paraná (confira o serviço completo do show).

Ela elogiou o piano Steinway, que está há 20 anos no Guairão. "É um bom instrumento, mas bem que alguma empresa local poderia comprar mais um piano para o Teatro Guaíra. Não é função do estado bancar isso", sugere a baiana, criada no Rio de Janeiro, hoje uma das pianistas mais requisitadas por orquestras de todo o mundo.

Cristina, que vive em Londres, está em Curitiba exclusivamente para a apresentação de hoje, às 20 horas. Acompanhada pela OSP, ela vai solar durante a execução do Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, Opus 54, do compositor alemão Robert Schumann.

A instrumentista chegou à capital paranaense na noite da última segunda-feira (25), e foi comer pizza com o maestro português Osvaldo Ferreira, "para acertar detalhes da apresentação". O primeiro ensaio aconteceu ontem, das 9h30 ao meio-dia. Hoje, durante o mesmo horário, deve ser realizado o segundo e último encontro de Cristina com os músicos da OSP.

"Eles [os músicos da OSP], apesar de não executarem concertos de Schumann todo dia, estão se saindo muito bem. Conheço ca­­da trecho dessa peça. E quero escutar tudo, cada instrumento, cada pausa, cada nota e toda in­­tenção", afirma Cristina, que aos 11 anos se apresentou com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e, em seguida, venceu concursos na Europa e nos Estados Unidos, onde morou e estudou por alguns anos.

"No Brasil, ainda falta muito para um solista poder se apresentar demonstrando todo o seu potencial. Mas, na Europa, a situação não é tão melhor do que aqui. No fundo, sabe, quero mesmo é fazer música de câmara em grande estilo. E acho que vou conseguir me expressar aqui em Curitiba", diz.

Além da peça de Schumann, com a participação de Cristina, o programa inclui ainda Aqui Caíram as Asas dos Anjos, de Maurício Dottori, e a Sinfonia n.º5 em Mi Menor, Opus 64, de Tchaikovsky.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná com a participação da pianista Cristina Ortiz (confira o serviço completo do show). Teatro Guaíra (Pça Santos Andrade, s/nº), (41) 3304-7900. Dia 27, às 20 horas. R$ 20 e R$ 10 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]