Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mito

Tragédia no Viaduto do Chá

Mais novo trabalho d’Os Satyros, um dos principais grupos do país, faz estreia nacional em Curitiba

Novo espetáculo do grupo Os Satyros é uma releitura de um mito grego transportado para o Centro de São Paulo | Bob Souza/Divulgação
Novo espetáculo do grupo Os Satyros é uma releitura de um mito grego transportado para o Centro de São Paulo (Foto: Bob Souza/Divulgação)

O nome talvez atraia um público ávido por piadas, mas não é nada disso. O Último Stand-Up é uma releitura do mito de Pátroclo, que integra a Ilíada, de Homero. Nas mãos d’Os Satyros, grupo paulistano fascinado pelo cotidiano dos anônimos de São Paulo, que tem o paranaense Ivam Cabral na dramaturgia e atuação, a história vai parar no Viaduto do Chá, no centro da capital paulista, entre sem-teto à beira do despejo de um prédio invadido.

Inspirado no poema dramático "Pátroclo ou o Destino", de Marguerite Yourcenar, a obra situa os personagens Aquiles, Pátroclo e Pentesileia em meio às chuvas torrenciais de São Paulo – na vida real, essa é uma tragédia iminente, na visão do grupo. Um "stand-up patético" é uma das formas que o trio encontra para obter renda, e essa iniciativa dá início à trama.

Adaptação

A escolha do dramaturgo Fabio Mazzoni para a direção foi fruto de uma grande sintonia. Quando ele procurou Ivam e propôs a adaptação do poema, soube que o integrante d’Os Satyros já sonhava com algo assim. O resultado é documental e performático.

Apesar do enredo com contornos realistas, o espetáculo é fragmentado. "Você não vai encontrar uma história sendo contada", avisa Ivam, que conversou com a reportagem da Gazeta do Povo (leia mais na entrevista ao lado).

A obra também se aproxima do teatro-dança, com direção de movimento de Sandro Borelli. Outro destaque é que os espectadores de Curitiba serão os primeiros a conferir a obra.

* * *

Serviço:

O Último Stand-Up. Teatro Paiol.

Dias 30 e 31 de março, às 21 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.