• Carregando...
Cena de Garapa, de José Padilha: programação do Prime Box é centrada no cinema independente | Divulgação
Cena de Garapa, de José Padilha: programação do Prime Box é centrada no cinema independente| Foto: Divulgação

Divisão

Os três novos canais que exibem produções nacionais alcançam cerca de 9,6 milhões de assinantes da NET no país, nos planos Mais HD, Top HD Max e Mais TV:

Artes: O canal Arte 1 tem programação dedicada à música erudita, documentários, filmes clássicos, fotografia e arquitetura. Canal 115.

Cinema: O Prime Box Brazil é centrado em produções do cinema brasileiro independente dos últimos 12 anos. Canal 116.

Música: O Music Box Brazil tem 24 horas de programação dedicada à música brasileira. A emissora exibe shows, documentários e videoclipes de artistas nacionais. Canal 117.

  • Show do percussionista João Parahyba é atração no Music Box

Para cumprir a lei que criou cotas de conteúdo brasileiro na tevê paga, a operadora NET lançou três novos canais com programação dedicada à produção cultural nacional. Na semana passada, estrearam os canais Prime Box Brazil e Music Box Brazil. Ontem, entrou no ar o Arte 1.

A programação do Prime Box Brazil é baseada na produção independente do cinema brasileiro da última década, enquanto o Music Box Brazil exibe programação com shows, videoclipes e documentários de artistas da música brasileira.

O canal Arte 1 nasce com uma programação dedicada à música erudita, documentários, filmes clássicos, fotografia e arquitetura.

Os dois primeiros canais são assinados pela produtora gaúcha Box Brazil. A programação, a princípio, se restringe a exibir filmes e clipes de forma ininterrupta, sem a presença de apresentadores. Segunda a assessoria da produtora "a intenção é no futuro investir em quadros e programas próprios dentro da programação".

Já o Arte 1 é produzido pelo Grupo Bandeirantes. Segundo o diretor-geral do canal, Rogério Gallo, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a ideia é exibir "sem bulas" concertos, óperas e filmes do circuito de arte. "Não há intenção de ser professoral, não é um canal educativo. É para abrir a porta para um público novo", disse.

Nova lei

A inclusão destes canais na grade da operadora atende a uma determinação da chamada Lei da TV Paga (12.485/11). A regra é fiscalizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e exige que as emissoras enfatizem a produção de conteúdo nacional. A lei também quer que emissoras estrangeiras incluam produções locais em suas programações.

De acordo com a lei, a adequação das grades das operadoras deveria ser implementada de maneira progressiva: um terço no primeiro semestre do ano passado e os outros dois terços até este mês.

No ano passado, a operadora já havia lançado os canais Curta!, Woohoo e Play TV, além de ampliar a distribuição de outros canais brasileiros qualificados: Canal Brasil, Band News, +Globosat, Off e BIS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]