Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Tropa de Elite 2 chega a Sundance

O cineasta José Padilha também participa como jurado da mostra competitiva Documentário Mundial

Padilha (a direita) e Seu Jorge no set de filmagem de Tropa de Elite 2. Longa-metragem será exibido fora de competição | Divulgação
Padilha (a direita) e Seu Jorge no set de filmagem de Tropa de Elite 2. Longa-metragem será exibido fora de competição (Foto: Divulgação)

Tropa de Elite 2, de José Padilha, maior bilheteria nacional da história do Brasil, é o único longa-me­­tragem brasileiro no Festival de Sundance que começou quinta-feira em Park City (Utah), nos Estados Unidos.

O filme integra a mostra não competitiva Spotlight, destinada a exibir os grandes destaques do ano na área cinematográfica. De Sundance irá para o Festival de Berlim, que acontece de 10 a 20 de fevereiro, para o qual foi igualmente selecionado dentro da mostra Panorama, a paralela mais importante do evento.

"Estou muito satisfeito de voltar ao Sundance e começar a carreira internacional do filme lá. Como o Tropa 1 não passou lá, Tropa 2 será visto certamente por um público que não viu o primeiro, o que é sempre uma surpresa", ressalta o diretor, que também estará em Park City como jurado da mostra Documentário Mundial.

O Brasil marca presença ainda nesta edição na mostra competitiva de curtas-metragens com dois títulos: o drama Cinderella, de Magali Magistry, história de amor e perda numa casa no­­turna do Rio de Janeiro; e a animação Tempestade, de César Ca­­bral, sobre um marujo solitário que navega por tempestades em busca de sua amada.

Senna, produção britânica, de Asif Kapadia, sobre o piloto brasileiro e já lançada no Brasil, concorre na mostra Documentário Mundial.

Sundance selecionou para as mostras competitivas 115 longas-metragens, representando 28 países, com 40 diretores estreantes. John Cooper, atual diretor do festival, disse que a edição 2011 traz uma inédita diversidade de temas. "Isso tornou a seleção bem mais difícil. Muitos filmes da programação quebram estilos convencionais e inovam na forma de contar histórias", destaca Cooper, no seu segundo ano à frente do festival em substituição à Geoffrey Gilmore, que dirigia o evento desde 1990.

A competição dramática ame­­ricana, a mais importante do festival, traz como destaques: Higher Ground, estréia na direção da atriz Vera Farmiga (de Amor sem Escalas), que também está no elenco; e o thriller The Ledge, de Matthew Chapman, com Liv Tyler e Terrence Howard.

Na mostra Cinema Mundial, os destaques são: A Few Days of Respite (França), de Amor Hakkar, que traz no elenco a veterana Marina Vlady, símbolo sexual nos anos 60; e Tyrannosaur (Inglaterra), de Paddy Considine, estrelado por Peter Mullan, diretor do impactante Em Nome de Deus.

Uma novidade neste ano é a criação da Première de Documentários, seção destinada a exibir filmes de diretores proeminentes no gênero ou antecipar assuntos, sem ofuscar os títulos em competição. Um dos destaques da nova mostra é Steve James (de Hoop Dreams), que apresentará The Interrupters, sobre ex-integrantes de gangues que protegem sua comunidade da violência que um dia eles mesmos criaram.

The Son of No One, de Dito Montiel, com Al Pacino, Katie Holmes e Juliette Binoche, encerra o festival no dia 30. O filme segue por Nova York, após os ataques do 11 de Setembro, dois homens, cujas vidas são ameaçadas pela revelação de segredos chocantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.