• Carregando...

Após 20 anos na editora Globo, todos os títulos da "Turma da Mônica" passam, a partir deste início de 2007, para a multinacional Panini. Com mais de um milhão de exemplares vendidos mensalmente, "Mônica", "Cebolinha", "Cascão" e "Chico Bento" são as revistas em quadrinhos mais vendidas do Brasil, colocando imediatamente a Panini no posto de maior editora do gênero no país. Além da "Turma da Mônica", a editora italiana tem os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

O principal motivo da mudança foi, segundo Mauricio de Sousa, criador dos personagens, a possibilidade de atingir mais facilmente o mercado estrangeiro. "A Panini está em todos os países importantes da Europa e alguns da Ásia também", afirma.

O que deve mudar também será o lançamento de mais títulos como a revista da Tina, voltada para o público adolescente feminino, livros de fábulas e contos ("não necessariamente com a ‘Turma da Mônica’") e "neo-mangás", como definiu Mauricio, com a "Turma da Mônica" desenhada no estilo dos quadrinhos japoneses. "Vamos brincar um pouquinho com o estilo ‘semi-mangᒠou ‘neo-mangá’, ainda este ano", promete.

A revista da Tina e a criação de mangás tentam buscar o novo público da Mônica e companhia. "O público mudou, a criançada está virando adolescente com sete, oito anos. Então a gente tem que acompanhar esta evolução com histórias mais maduras. Nossas revistas também têm 50% de público adulto e 50% de crianças super-avançadas e antenadas", diz Mauricio.

Sobre a mudança no teor das histórias ocorridas nos últimos anos, com temáticas politicamente corretas, de cunho social e ecológico, Mauricio afirma que "não são as histórias que mudaram, e sim o público." Para o autor, "o leitor não levanta bandeiras, mas acompanha o que está acontecendo. E nós seguimos a realidade de hoje."

Mesmo envolvido com novos projetos comerciais, Mauricio de Souza continua desenhando. "Lógico que sinto (saudade de desenhar) e desenho. O (gibi) do Ronaldinho Gaúcho sou eu que estou fazendo e as tiras de jornal. Outro dia estava fazendo sobre os aeroportos. E o Chico Bento, que faço de vez em quando para o pessoal seguir uma linha, já que eu sou o mais caipira daqui."

Os primeiros títulos mensais lançados pela Panini ("Mônica", "Cebolinha", "Cascão", "Chico Bento", "Magali" e "Ronaldinho Gaúcho") começam novamente do número 1, a R$ 2,90 cada. As edições bimestrais (Almanaques da Mônica, Cebolinha e Cascão) vão custar R$ 3,90. Ainda há o "Almanaque temático", trimestral, a R$ 5,90, e o Grande Almanaque de Férias, semestral, R$ 7,90.

Há planos de relançar também os primeiros números da editora Globo, em um pacote único com todos os títulos nas bancas e para assinantes.

E, no dia 16 de fevereiro, estréia o longa animado "Uma aventura no tempo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]