• Carregando...

O Channel 4, uma rede pública de televisão britânica, vem provocando polêmica ao gravar o que chamou de um drama "surpreendentemente realista" sobre o assassinato fictício do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

"A Morte de um Presidente", um documentário fictício sobre o assassinato de Bush, mistura imagens de arquivo com efeitos especiais gerados por computador para colocar o líder americano desembarcando, em outubro de 2007, na cidade de Chicago, durante um protesto de oposição à guerra.

No filme, Bush é morto por um franco-atirador e as investigações se voltam rapidamente para um homem nascido na Síria. O programa deve ir ao ar no canal digital More4, do Channel 4, e deve ser exibido no Festival de Filmes de Toronto, em setembro.

- Trata-se de uma avaliação crítica e incisiva sobre o que a guerra contra o terrorismo está fazendo com o corpo político norte-americano -, afirmou Peter Dale, chefe do More4, nesta quinta-feira.

O material de promoção descreve o programa como uma "crítica do cenário político atual dos EUA para fazer pensar".

Dale reconheceu o potencial explosivo do "documentário", mas defendeu que se trata de um elaborado trabalho cujo objetivo é incentivar o debate.

- Tenho certeza de que haverá pessoas indignadas com isso. Espero que as pessoas considerem a nossa intenção boa - disse.

O Channel 4 - de propriedade do governo mas custeado por anúncios - foi criticado na semana passada pelo diretor executivo da ITV, Charles Allen (demissionário), por apelar demais para "reality shows" e documentários polêmicos.

A programação do canal para os próximos meses inclui também "O Julgamento de Tony Blair", um programa satírico sobre a futura renúncia do primeiro-ministro britânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]