• Carregando...
 | /
| Foto: /

Não há dúvidas de que o exigente e apaixonado Professor Girafales foi, de longe, a criação mais conhecida do ator Rubén Aguirre, que morreu nesta sexta-feira (17), em decorrência de uma pneumonia. Também é certo, porém, que “Mestre Linguiça” não foi o único personagem da carreira do mexicano.

Leia também: Girafales já pesou mais que Seu Barriga: 9 curiosidades sobre o ator de Chaves

Relembre outras interpretações de Aguirre, quase sempre ao lado do amigo Roberto Gómez Bolaños.

Aguirre como o vilão Nenê, de “Chapolin”Reprodução

Vilões do Chapolin

Aguirre deu vida a desafetos do herói Chapolin Colorado em diversos episódios da série, com destaque para o criminoso não muito esperto Nenê - que integrava a gangue de Tripa Seca (Ramón Valdez), Quase Nada (Carlos Villagrán) e Celina (Florinda Meza) -, Pancho, um robô serviçal que se rebelou contra seu mestre (Edgar Vivár), Porca Solta, um louco que fugiu do manicômio, e o bandido Poucas Trancas.

Diretor de cinema

Em “Charrito” (1984), Aguirre interpreta um diretor de cinema impaciente incumbido de dirigir um filme de Velho Oeste em um pequeno vilarejo do México. O protagonista do filme, claro, é Bolaños.

Ao lado de Ramón Valdez, em “El Chanfle”Divulgação

Cartola do futebol

Mais uma vez ao lado de Bolaños, Aguirre participou dos filmes “El Chanfle” (1979) e “El Chanfle 2” (1982), clássicos do cinema mexicano. Nos longas, o ator interpreta o Senhor Matute, cartola do time para qual o sonhador personagem de Bolaños trabalha como “faz tudo”.

Produção e circo

O ator não esteve sempre à frente das câmeras, e chegou a trabalhar como produtor. Seu programa mais conhecido foi “Aquí esta la Chilindrina” (1994), que focava na personagem Chiquinha, de Maria Antonieta de Las Nieves.

Outra paixão de Aguirre foi o circo. Em 1976 o mexicano fundou o “El Circo del Profesor Jirafales”, que excursionou por toda a América Latina. Desde 2007, porém, estava afastado da atividade, pois sofrera um grave acidente de carro que prejudicou sua performance.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]