• Carregando...
Eliminada, Jiang se desepde de Raul e Izabel | Carol Gherardi/Band/Divulgação
Eliminada, Jiang se desepde de Raul e Izabel| Foto: Carol Gherardi/Band/Divulgação

Para a tristeza de um enorme número de telespectadores, o spoiler na internet estava correto. Jiang foi a eliminada na semifinal da segunda temporada do MasterChef Brasil e Izabel e Raul são os dois grandes finalistas do programa. O resultado levou a uma comoção instantânea nas redes sociais, tão grande era a torcida pela chinesinha, que chegou a ter 70% de preferência popular durante o programa. Até a manhã desta quarta-feira (9/9) a hashtag MasterChefBr estava entre os trending topics do Twitter, com milhares de pessoas lamentando a eliminação da candidata queridinha de todos.

“Fiquei tristinha”, disse Jiang Pu ao ser eliminada

A prova

Os três competidores tiveram 60 minutos para preparar um dos três frutos do mar selecionados pelo chef e jurado Erick Jacquin (lagosta, vieiras ou peixe-sapo) com algum acompanhamento. Raul, por ter ganho o maior número de provas ao longo do programa, escolheu antes e optou pelas vieiras. Já Izabel, para a surpresa dos jurados, decidiu fazer o peixe-sapo, por, segundo ela, nunca ter trabalhado com o ingrediente e ter agora essa oportunidade. A partir dessas escolhas, Jiang respirou aliviada, já que havia deixado bem claro que tinha pavor de ter de preparar aquele peixe.

De volta às suas bancadas, eles tiveram a surpresa de encontrar com seus familiares (na verdade, a surpresa não deve ter sido tão grande, já que a participação deles acontece em todos os países que apresentam versões do MasterChef).

Guerra de sabores definiu finalistas

Estratégia

Raul foi bastante inteligente ao escolher as vieiras, apesar do grande desafio que tinha de ressaltar o sabor suave da carne na escolha dos acompanhamentos mais adequados. Isso porque elas já estavam limpas, e as meninas ainda teriam a árdua tarefa de limpar animais com os quais nunca tinham tido contato in natura.

Mas Izabel se saiu muito bem e foi elogiada pelo chef Jacquin durante o preparo justamente por ter se organizado para ir cozinhando os outros alimentos ao mesmo tempo em que tirava a pele do peixe. Jiang também estava fazendo um bom trabalho com a carcaça da lagosta, que é extremamente dura, mas acabou se perdendo um pouco e não conseguiu deixar a carne em um pedaço único. Assim, acabou decidindo por fazê-la ensopada, o que também contribuiu para sua saída do programa.

Eliminada na semifinal, Jiang vira rainha dos memes

A eliminação

O prato de Izabel foi eleito pelos jurados como o melhor entre os três, mesmo com o molho um pouco ácido. Já os preparos de Raul e Jiang receberam críticas mais duras: o dele, por não ter escolhido os melhores acompanhamentos e, segundo o chef Henrique Fogaça, por uma apresentação que mais parecia com a de um prato para crianças. O dela, por ter servido batatas fritas raladas queimadas, o que deu um gosto amargo para a lagosta. Além disso, ao fazer a carne ensopada e usar pimentões, Jiang acabou não conseguindo valorizar o ingrediente principal, escolhas erradas que resultaram na sua saída do programa.

Ao comentar o resultado, Jiang com toda sua sinceridade característica soltou: “Como assim o prato dele está melhor da minha lagosta (sic), a rainha dos mares?” Contudo, ela disse estar muito feliz, pois acreditava que seu objetivo maior era estar entre os 10 melhores. E não é para menos. Em poucos meses, Jiang conquistou uma legião de fãs, provou para sua família que sabe cozinhar e agora promete que vai se dedicar à cozinha. Resta saber se ela vai conseguir converter toda essa popularidade e reconhecimento na realização de seu sonho.

Final

A grande final entre Raul e Izabel acontece na terça-feira (15/9) ao vivo, na Band, a partir das 22h20. Eles estão na disputa por R$ 150 mil, um curso na escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu, um carro, R$ 1 mil por mês em compras no supermercado patrocinador do programa e pelo troféu. Vale lembrar que o MasterChef Brasil é reprisado sempre às segundas-feiras da semana seguinte no canal de tevê a cabo TLC, também às 22h20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]