• Carregando...

Pelo Brasil, multiplicam-se cursos técnicos de luteria, mas apenas a Universidade Federal do Paraná (UFPR) mantém, desde 2009, o único curso público e gratuito de nível superior, Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais. Segundo o coordenador, Aloísio Leoni Schmid, essa formação universitária nasceu da necessidade de qualificar o profissional que trabalha no ramo da luteria, dando-lhe condições para sofisticar a fabricação de um instrumento diferente dos produtos existentes no mercado.

"O formato de curso superior tecnológico pareceu o mais adequado e, com dotação do programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal, surgiu o Curso Superior de Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais", explica.

Nesse processo, o luthier gaúcho Leandro Mombach teve papel decisivo, já que ele ajudou na montagem da grade curricular, laboratórios e corpo docente; atuando, inclusive, como professor visitante durante dois anos.

Fascínio

Desde o início, o projeto foi bem aceito pela comunidade universitária, recebendo apoio para seu estabelecimento. "A ideia de uma escola de luteria exerce fascínio por onde é apresentada. O luthier vai buscar clientes e negócios, e não só um emprego. Está presente a perspectiva de mobilidade social vertical, e de toda uma cadeia de benefícios, aproximando a população das artes. Isto fez com que houvesse, na UFPR, uma verdadeira ‘corrente do bem’ para apoiar o projeto".

Por enquanto, segundo Schmid, a concorrência no vestibular tem sido de três a quatro candidatos por vaga (são ofertadas 30 anuais), com tendência de crescimento à medida que o curso se torne mais conhecido.

Serviço: Na internet: www.luteria.ufpr.br

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]