• Carregando...

O projeto de extensão Oficina Permanente de Gravura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove hoje, às 19 horas, um bate-papo sobre a 51.ª Bienal de Arte de Veneza com o professor e crítico de arte Paulo Reis e a artista plástica paranaense Eliane Prolik.

O objetivo da palestra é fazer uma análise sobre a importância do evento e transmitir as principais impressões que ambos tiveram ao visitarem às exposições. "Vamos promover uma espécie de itinerário crítico, uma visita guiada por meio de fotos e imagens de catálogo. Sentimos necessidade de dividir as experiências que tivemos com outras pessoas", explica o professor.

A mostra italiana acontece desde 1895 e é uma das mais antigas e prestigiadas em todo o mundo. Este ano, foi dirigida por duas mulheres, as curadoras espanholas María Corral e Rosa Martínez, que, sob uma ótica feminina, exploraram as inquietações e as transformações da arte contemporânea através dos tempos. Martínez também será uma das curadoras da Bienal de São Paulo, que acontece em 2006.

De acordo com Reis, a escolha das especialistas foi um fator marcante para a bienal. "Geralmente, esses eventos tendem a optar por uma multiplicidade que costuma confundir, mas elas levaram ao espectador a um entendimento mais claro sobre o que é a arte contemporânea", comenta.

Por outro lado, Prolik acredita que apesar de algumas mudanças positivas, a mostra ainda peca pelo exagero, como todo grande evento internacional. "O maior objetivo da mostra é expor as novidades, por isso ela se torna tumultuada. Mesmo assim, as curadoras tiveram muita sensibilidade, e o fato delas estarem à frente de tudo é um acontecimento", acredita.

A participação brasileira em Veneza também será um dos destaques da palestra. O país marcou presença em exposições internacionais e em um pavilhão próprio, que incluiu dois projetos do fotógrafo Caio Reisewitz e uma instalação do grupo Chelpa Ferro.

Serviço: Palestra sobre a Bienal de Veneza, com Paulo Reis e Eliane Prolik. Ateliê de Gravura do Departamento de Artes da UFPR (R. Coronel Dulcídio, 638), (41)3224-9915. Hoje, às 19 horas. Aberto ao público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]