• Carregando...

Quem não estiver entre as 500 mil pessoas que deverão abandonar Curitiba nesse fim de semana, rumo à folia no litoral, pode conferir a agenda de exposições da capital. A maior parte dos espaços terá funcionamento normal, apesar do feriado. A janela de visitação ganha relevância porque coincide com os últimos dias da exposição Vida Animada – Desenhos de Roy Lichtenstein.

Trata-se de uma oportunidade rara para ver (ou rever) as obras e o processo de criação de um dos expoentes da pop art. Aberta no Museu Oscar Niemeyer desde o início de dezembro de 2005, a mostra havia recebido perto de 18 mil visitantes até o final de janeiro. A organização estima que até o encerramento da exposição, no próximo domingo, dia 5 de março, cerca de 28 mil visitantes terão conferido as obras, fechando uma média entre 8 e 10 mil visitantes por mês.

A atenção é merecida. Trata-se da primeira exposição individual do artista realizada na América Latina. Ao lado de Andy Warhol, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann, Lichtenstein fez arte partindo do mundo industrializado e massificado que o cercava. "Gostamos de pensar na industrialização como sendo desprezível. Eu realmente não sei o que pensar dela", disse certa vez. O trabalho de Lichtenstein é, portanto, menos uma denúncia ou repúdio à industrialização, mas a inserção de uma iconografia muito atual e norte-americana na arte. "Isso não quer dizer que a arte comercial é terrível ou dizer ‘a que ponto nós chegamos’", disse.

A curadoria da mostra em cartaz no MON é de Lis Philips, diretora do New Museum of Contemporary Art, de Nova Iorque. Estão expostas 78 obras de Lichtenstein, coletadas a partir de coleções particulares, entre desenhos e colagens, percorrendo 35 anos de produção do artista, dando atenção ao seu processo criativo.

Funcionamento

O horário de funcionamento do Museu Oscar Niemeyer, entre as 10 e 18 horas, permanecerá inalterado durante os dias de Carnaval. A exceção será a quarta-feira de cinzas, dia 1.º de março, quando, em virtude do feriado, o espaço estará aberto a partir das 13 horas. No local também é possível conferir as esculturas em bronze de Francisco Stockinger, 80 pinturas de Djanira Motta e Silva, fotografias de Evandro Teixeira sobre Canudos, e exposições dedicadas a Helena Wong e Bruno Bronislaw Lechowski.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]