• Carregando...
Pola Oloixarac: verborrágica, antenada, mas completamente fútil | Chus Sánches/Divulgação
Pola Oloixarac: verborrágica, antenada, mas completamente fútil| Foto: Chus Sánches/Divulgação

Quase toda década, ou melhor, a cada ano "surgem" ou são eleitos alguns jovens gênios. Do teatro às artes plásticas, do cinema à dança, há inúmeros exemplos, e o mais recente é o da escritora argentina Pola Oloixarac, de 34 anos, uma das atrações da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano. Ela está sendo considerada, por exemplo, pela Revista Granta, como "uma das melhores narradoras jovens em espanhol".

O escritor Ricardo Piglia é outro entusiasta da autora: "A prosa de Pola Olaixarac é um grande acontecimento na nova narrativa argentina. Seu romance é inesquecível, filosófico, selvagem e muito sereno."

As Teorias Selvagens, o romance de Pola, recém-publicado no Brasil, apesar dos elogios da críticas, não passa de uma sequência de fragmentos que não se conectam. A narração apresenta inúmeros personagens, e a tendência é o leitor se perder. No entanto, quem está perdida é a narradora da longa narrativa.

Há várias teorias que, de página em página, surgem no romance, com clara intenção de fazer o leitor rir, mas que acabam cansando. Vale transcrever uma dessas teses: "Naquele momento, na vida de Kamtchowsky chegava ao fim a onda brasileira de Gal Costa, Maria Bethânia, Toquinho, "Eu Preciso Te Falar", os sucessos "Amanhã Talvez" e "Lança Perfume", de Rita Lee. De acordo com um extenso estudo de mercadotecnia, o êxito comercial dessas canções se explicava por certo nível tímbrico na equalização dos agudos; aparentemente, os engenheiros de som tinham se proposto a exercitar os mesmos circuitos cerebrais de prazer que são estimulados pela cocaína."

O romance, enfim, é entediante. Há tentativas de retratar o tempo presente, seja pela citação de blogs, gírias, descrições relatoriais de sexo sem compromisso, deboche de propaganda e uma vontade, imensa, da autora, de ser cool.

Talvez em Paraty, durante a Flip, Pola Oloixarac venha a chamar a atenção de um público, em alguma medida, ávido por novidade, e ela é a autora da moda, mas, do ponto de vista literário, essa escritora argentina não passa de um caso de propaganda enganosa. G

Serviço

As Teorias Selvagens, de Pola Olixarac. Benvirá, 240 págs., R$ 34,90. Romance.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]