Gilberto Gil, Maria Bethânia, Milton Hatoum, Ernesto Neto e outras celebridades artísticas brasileiras já estão a postos para invadir a terra da rainha. O Festival Brasil que começou no dia 19 de junho, com a instalação de restaurantes típicos brasileiros entra em nova fase e leva música, artes visuais, dança, literatura e cinema feitos por aqui até Londres, na Inglaterra.
A "invasão" tupiniquim segue até o dia 5 de setembro no Southbank Centre, principal complexo artístico da cidade europeia. É lá que se encontram os badalados Royal Festival Hall, Queen Elizabeth Hall, Hayward Gallery e a Purcell Room.
Além de artistas consagrados e já conhecidos do público europeu leia quadro ao lado , outros, como a cantora Martnália, irão revelar um aspecto mais pulsante e atual da cultura nacional. "O Festival Brasil oferece a oportunidade de envolvimento com a cultura vibrante do Brasil. Reúne artistas renomados e apresenta uma leva de novos talentos", disse Marcelo Velloso, diretor de marketing do HSBC Brasil patrocinador do evento. Segundo o empresário, a curadoria trabalhou durante dois anos para definir os nomes dos participantes.
Além de promover um verdadeiro carnaval no centro de artes londrino, o evento também fará um tributo à arte gráfica e ao grafite que marcam a paisagem urbana das grandes metrópoles do Brasil. "Nosso objetivo é encontrar o que está no coração da cultura brasileira hoje, o que o país está pensando e falando", diz Jude Kelly, diretor artístico do Southbank Centre. "O intercâmbio cultural com países de economias emergentes, como Índia, China e Brasil, reflete nossa convicção de que, com a compreensão da cultura de um país, mais fortes poderão ser as relações comerciais internacionais estabelecidas com ele", conclui Kelly.
Exatamente por isso, em 2008 e 2009, ocorreram em Londres eventos similares que difundiram a cultura e a arte da China e da Índia, respectivamente. A escolha do Brasil como país representado em 2010 não é mera coincidência.
"O Brasil é um país-chave na estratégia mundial do HSBC, que tem foco em mercados emergentes. Além disso, está em evidência pela sua pujança econômica, cultural e esportiva, ainda mais nestes tempos de Copa do Mundo e futura Olimpíada", diz Velloso.
De lá para cá
Questionado sobre a programação um tanto inconstante do Teatro HSBC, em Curitiba, Marcelo Velloso explica que o espaço ficou fechado por 15 meses e reabriu no dia 29 de março deste ano com uma exposição do fotógrafo Jader Rocha e um show para convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná com a banda Blindagem.
"Desde então, há uma programação de peças, shows, oficinas e eventos educacionais amplamente divulgada e com excelente receptividade do público", afirma o empresário.
O último evento no Teatro HSBC foi o 7.º PUTZ Cultural Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, entre 25 e 29 de maio. Segundo a coordenadora do teatro, Meire Abe, a programação cultural do espaço terá novo capítulo no fim de julho, com um evento musical que fará tributo ao rock dos anos 1980.
Serviço
Datas das apresentações e outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.hsbc.com.br/festival_brazil.
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