• Carregando...
Emílio Orciollo Netto e Paula Cohen vivem Maurício e Bia, que riem das bobagens televisivas e de repente se veem no meio delas | Divulgação
Emílio Orciollo Netto e Paula Cohen vivem Maurício e Bia, que riem das bobagens televisivas e de repente se veem no meio delas| Foto: Divulgação

Quando uma peça recebe uma resenha de lavar a alma da respeitada crítica de teatro Bárbara Heliodora, merece um olhar atento. Foi o caso de Os Difamantes, em cartaz no Teatro Fernanda Montenegro neste fim de semana. A montagem foi escrita pelos jornalistas Martha Mendonça e Nelito Fernandes, que são casados. "Foi feita literalmente na cama e se passa nela", brinca o ator Emílio Orciollo Netto, que interpreta, ao lado de Paula Cohen, um casal com sete anos de casamento.

Críticos dos programas de entrevista na tevê, os personagens Maurício e Bia decidem inscrever um projeto para criar sua própria versão de talk show, em que entrevistariam pessoas em sua cama e analisariam bobagens da televisão.

Enquanto isso, Maurício, que é advogado, e Bia, professora de educação física, não aguentam mais seus empregos. Para sua surpresa, o programa é aprovado e eles se veem às voltas com o mundo das celebridades de que tanto riem. Dietas, silicone, depilação e modismos entram em cheio em suas vidas e eles precisam decidir se assumirão sua nova identidade de celebridades.

"É uma comédia em que o grande intuito é fazer com que as pessoas se divirtam, relaxem e saiam do teatro com uma visão crítica, uma pulga atrás da orelha", contou Emílio à Gazeta do Povo. "Discute o que é ser famoso, mas o enfoque é principalmente a diversão. Não tem um tom crítico nem dá de dedo em ninguém."

O resultado agradou. "A direção de Ernesto Piccolo encontrou o tom certo para o tipo de humor do texto e empresta considerável variedade a um elenco de dois atores: ritmo, marcas e tom compram a conivência da plateia, que se sente integrada na loucura geral", escreveu Bárbara Heliodora para o jornal O Globo.

O espetáculo já foi visto por cerca de 100 mil pessoas e recebeu quatro indicações ao prêmio Arte Qualidade Brasil 2009 nas categorias de melhor espetáculo de comédia, melhor direção e melhores ator e atriz. Quando estreou, a peça tinha no papel de Bia a atriz Maria Clara Gueiros, que deixou o elenco para viver a espalhafatosa Bibi em Insensato Coração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]