• Carregando...
Ewan McGregor é um escritor fantasma recrutado para completar as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), primeiro ministro britânico | Divulgação
Ewan McGregor é um escritor fantasma recrutado para completar as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), primeiro ministro britânico| Foto: Divulgação

Berlim - The Ghost Writer, de Roman Polanski, foi mostrado no festival de Berlim numa superlotada sessão prévia para a imprensa. Além da expectativa pelo seu novo trabalho, havia sido confirmado que a sessão não teria a presença do diretor de 76 anos, que é mantido em prisão domiciliar na Suíça.

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Robert Harris e tem no elenco Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Kim Cattrall, Olívia Williams, Tom Wilkinson, Timothy Hutton e Eli Wallach. A história é centrada em um escritor fantasma (McGregor), recrutado para completar as memórias de Adam Lang (Pierce Brosnan), primeiro ministro britânico. No processo, ele descobre segredos que colocam sua própria vida em risco.

Polanski, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 2002, com O Pianista, e o Urso de Ouro em 1966, com Armadilha do Destino (Cul de Sac), deu algumas declarações sobre o filme nos releases de divulgação do festival.

"Eu sempre procurei um thriller político para dirigir algum dia, e The Ghost Writer não poderia ser mais perfeito. Robert (Harris) construiu um livro com tal suspense que é difícil não aproveitá-lo", ressalta.

Na entrevista coletiva após a projeçao, estavam presentes os atores Ewan McGregor, Pierce Brosnan e Olivia Williams, o escritor Harris, Alexandre Desplat, responsável pela trilha sonora e os produtores Robert Benmussa, Alain Sarde e Charlie Woebcken.

Benmussa, parceiro de Polanski há longo tempo, contou que as filmagens começaram em fevereiro de 2009, após eles terem conseguido levantar o orçamento de US$ 45 milhões. "Em setembro, Polanski foi preso. Mas, quando eu soube, fiquei preocupado apenas com meu amigo, eu sabia que o projeto teria continuidade e nós conseguíriamos colocá-lo em Berlim", disse, acrescendo que o diretor ficou envolvido com o filme o tempo todo. "Nós o mantivemos informado de tudo e ele recebia os DVDs de cada estágio concluído que lhe permitiram continuar dando instruções", revelou.

Brosnan disse que o personagem representa um novo passo em sua carreira. "Eu li o livro, o roteiro e conversei muito com Polanski sobre a melhor forma de representá-lo", disse o ator, declarando que ficou muito desapontado quando soube da prisão do diretor.

McGregor falou do seu personagem e atribuiu seu bom desempenho a Polanski. "Ele é responsável o tempo todo por tudo e para mim foi um grande desafio", afirmou.

Harris contou como foram os entendimentos com Polanski para adaptação do seu romance e admitiu que mostrar um flme sem o seu diretor é imprevisível e estressante. "Mas, de certa forma, a melhor solução é mostrar o seu trabalho já que este não pode ser preso ou silenciado. Eu espero muito que as pessoas, além da controvérsia, vejam o filme em si", que é fantástico.

Desplat afirmou que o fato de Polanski ter trabalhado sempre com a mesma equipe ajudou muito. "É o mesmo pessoal que está com ele há muitos anos e sabe exatamente o que ele quer. Na sua ausência agora , eu acho que a equipe tornou-se mais unida e mais forte. Nós realmente queríamos mostrar para o mundo que fizemos junto com ele um filme maravilhoso", ressaltou. (CB)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]