• Carregando...

Um certo pânico irracional – e reprovável, é óbvio – contra qualquer cidadão islâmico se instalou nos Estados Unidos pós-11 de Setembro. Mas não atingiu a todos os norte-americanos, felizmente. Houve quem soube rir de toda essa situação criada em torno do estrangeiro, sem esbarrar no preconceito nem cair no enfadonho do politicamente correto: os produtores da série Aliens in America, atualmente exibida no Brasil pelo Warner Channel às sextas-feiras, às 20h30.

O sitcom se desenrola a partir do encontro indesejado entre uma família americana e um garoto paquistanês. Os pais de Justin (Dan Byrd) – ele, vivido por Scott Patterson (o Luke de Gilmore Girls), e ela, por Amy Pietz (Caroline in the City) – estão preocupados com a falta de desenvoltura social do garoto de 16 anos, que, na proclamada divisão da sociedade americana entre "vencedores" e "perdedores", sem dúvida se encaixa na segunda categoria. O diretor da escola os convence então a aceitar um aluno intercambista, com o argumento de que esse garoto estrangeiro – vendido no panfleto como um jovem atlético, sorridente, de olhos e cabelos claros – transformaria Justin em um adolescente popular.

Qual a surpresa quando quem desembarca no aeroporto é Raja (Adhir Kalyan), com sua pele escura e as tradições muçulmanas. A mãe de Justin chega a cogitar devolvê-lo, com medo da influência negativa do garoto sobre seu filho. Mas basta conhecer um pouco mais o jovem paquistanês para perceber que, se um seria má influência para o outro, certamente Raja é quem corria o risco de ser contaminado pela "flexibilidade" da moral ocidental. Isso, se não fosse tão fiel aos seus próprios preceitos morais.

Um exemplo? Raja se dispõe a trabalhar para ajudar no orçamento da casa em que é hóspede. Consegue um emprego em uma loja de conveniências, que, Justin descobrirá, é o famoso point dos populares da escola do qual ele sempre foi excluído. O americano distribui rosquinhas que deveriam ir para o lixo para agradar a galera, feliz em finalmente "fazer parte" da turma. Mas a festa termina quando Raja se nega a vender bebidas alcóolicas para seus colegas, "apesar" de eles portarem carteiras de identidade (falsificadas) indicando terem mais de 21 anos. Acaba despedido, e hostilizado por Justin.

Os desentendimentos entre os dois, no entanto, nunca duram muito tempo. Como o nome da série sugere, eles têm algo em comum: são "alienígenas" por ali. Terão seus momentos de confronto por conta das diferenças de costumes, que dão graça à comédia, mas serão, sobretudo, amigos.

Embora tenha conquistado a crítica americana pelo humor inteligente, Aliens in America não decolou na audiência quando foi ao ar nos Estados Unidos, em 2007, e foi cancelada este ano. Quem virou fã precisa se contentar com a primeira (e única) temporada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]