• Carregando...
Melhor Ir Mais Cedo..., monólogo da Novos Repertórios | Cayo Vieira/Divulgação
Melhor Ir Mais Cedo..., monólogo da Novos Repertórios| Foto: Cayo Vieira/Divulgação

Muita opção

Saiba mais sobre as mostras com curadoria dentro do Fringe:

Coletivo de Pequenos Conteúdos

• Peças de grupos curitibanos que pesquisam novas linguagens. Ficará em cartaz no TUC – Teatro Universitário de Curitiba (Largo da Ordem).

Mostra Novos Repertórios

• Trabalhos curitibanos que tiveram boa repercussão ao longo de 2012. Em cartaz no Teatro do HSBC (no calçadão da Rua XV).

Mostra Baiana

• Peças selecionadas pelo ator Wagner Moura que apresentam um pouco do que os artistas baianos estão criando. Em cartaz no Teatro José Maria Santos.

Mostra Seu Nariz

• Seleções de humor em cartaz na Cia. dos Palhaços. As programações atendem crianças e adultos.

Mostra Teatro para Ver de Perto

• Seleções do Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, no Teatro Novelas Curitibanas e Espaço Cênico.

• Para Crianças de Todas as Idades

• Peças selecionadas pela Cia. do Abração, em cartaz no espaço do grupo.

Pelo quinto ano, o Festival de Teatro dá um auxílio para o público do Fringe encontrar com mais facilidade seus interesses. A mostra paralela, sem curadoria, passou em 2009 a ter a seleção e reunião de espetáculos com algum traço em comum. Nesta edição do evento, que vai de 26 de março a 7 de abril, são seis mostras especiais. No site do evento (www.festivaldecuritiba.com.br), elas são as primeiras atrações quando o internauta clica em "Fringe". No guia impresso, estão entre as páginas 154 e 172.

As peças experimentais se agrupam em dois núcleos: o Coletivo de Pequenos Conteúdos, com nove estreias de trabalhos curtos, e a Mostra Novos Repertórios, com sete trabalhos já apresentados em 2012.

Destes últimos, três fizeram parte da última temporada no Teatro Novelas Curitibanas: Vidas Paralelas – A Incrível História de Marileide e Michael Jackson adapta um livro de Fernando Bonassi; Em Breve nos Cinemas poetiza sobre a vida do escritor David Foster Wallace; e Porque Não Estou Onde Você Está é inspirada na obra de Jonathan Safran Foer.

E não só de peças que pendem para o hermetismo se faz a mostra. Está representado também o humor do Antropofocus, com Não Se Preocupe: É Apenas o Fim do Mundo, e a brincadeira musical de André Abujamra e Grace Barros de Família Lovborgs: os Russos Transcomunicadores.

"Ficamos atentos ao que estreou na cidade depois do último festival e unimos forças para atrair a crítica e o público", conta a produtora Michele Menezes. Neste ano, haverá uma promoção na Novos Repertórios: a entrada custa R$ 20, mas quem comprar ingresso para quatro ou mais espetáculos paga R$ 5 cada.

Experimental

Erroneamente identificada como uma "mostra de alunos da FAP", já que diversos integrantes cursaram teatro na Faculdade de Artes do Paraná, o Coletivo de Pequenos Conteúdos traz novos dramaturgos e uma peça toda em inglês.

Como se mostrou acertado em anos anteriores, o evento abre com um show de música. Foi ali que o clipe de "Oração", da Banda Mais Bonita da Cidade, foi lançado. Dessa vez, quem toca é o Red Foot.

Os radicais "transgênero" da companhia Selvática apresentam duas estreias, Medeia e Wunderbar. Zero, em inglês, tem texto de Don Correa.

O grupo também promove uma mesa redonda para discutir o teatro estadual. Com Ana Rosa Tezza e Eduardo Giacomini, de Curitiba, o debate terá ainda representantes de outras regiões do Paraná, que deverão firmar um documento final de demandas relacionadas à lei de fomento estadual (Profice).

No canto do humor, a Cia. dos Palhaços divide o espaço da Mostra Seu Nariz com outras variantes da comédia. Vem gente de São Paulo, Florianópolis, Recife e da Argentina. Eles oferecem ainda três cursos de palhaço de rua e outro com um "globista" argentino (que trabalha com balões).

O Fringe traz ainda uma mostra baiana – já apresentada pela Gazeta do Povo –, trabalhos de Belo Horizonte e peças infantis selecionadas pela Cia. do Abração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]