• Carregando...
Jurado: saindo da penumbra | Divulgação
Jurado: saindo da penumbra| Foto: Divulgação

Inconsistente não seria a palavra certa para definir a discografia de Damien Jurado. Pelo contrário. Seus discos sempre tiveram coerência, calcada em um folk lo-fi, em parte da música country e em um intimismo no limite do exagero.

A mistura disso tudo fez com que o norte-americano de Seattle ficasse escondido em uma sombra que, ironicamente e sem querer, ele próprio construiu. Ótimos álbuns, como Rehearsals for Departure (1999) e On My Way to Absence (2005), ficaram à margem de boa parte da crítica e do seu possível público.

Sua história de dez discos começa com Waters Ave S (1997), lançado, aliás, pelo cultuado selo Sub Pop – assim como os três álbuns subsequentes. O que havia de errado então, Damien? A pergunta fica no ar, mas há que se olhar para a frente. Saint Bartlett, lançado nos Estados Unidos no último dia 25 de maio, é sua redenção definitiva.

Gravado em pouco mais de uma semana com o músico e produtor Richard Swift, o compêndio de 12 canções revela um músico que sabe para onde e como vai, sem ignorar o que já fez durante esses 13 anos de estrada.

Damien soa como a banda Elbow na belíssima faixa de abertura, "Cloudy Shoes". Ecos fantasmagóricos surgem para ressoar o que canta uma voz consistente, embora doce. "Eu estou tentando arrumar minha cabeça".

Nick Drake – forte influência – é relembrado na leve "Arkansas", apoiada num contraste interessante entre bateria, teclado e xilofone. "Uh uhs" angelicais dão o colorido que faltava.

O Damien de outros tempos está de volta em "Rachel & Cali". Música simples: voz, violão, sentimento. Suas raízes, enfim.

No álbum todo há um quê de solidão, embora ele seja autoconsumível a cada faixa. Essa marca tristonha do compositor permanece ativa – ouça "Throwing Your Voice" e sinta a cabeça pesar –, assim como o aspecto que dá alguma singularidade a Damien.

Quando foi "descoberto" pelo vocalista da banda Sunny Day Real State, também de Seattle, o músico fazia gravações caseiras em fitas de rolo e nelas utilizava materiais não usuais para criar sonoridades diferentes. A brincadeira continua

Na faixa "Pear", ouve-se ba­­rulhos de, sabe-se lá, vidro, me­­tal ou algo do gênero. A técnica confere uma frieza própria à canção. Outro gol de Damien, que parece estar renovado sem negar aquilo que o fez único, embora marginal. GGGG1/2

Serviço

Saint Bartlett. Damien Jurado. Rock alternativo/ folk. Secretly Canadian. Importado. Preço médio: U$ 19,90

Na internet: www.myspace.com/damienjurado

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]