Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

Um perfil breve do autor de “Esperando Godot”

Beckett dizia escrever ficção baseada na “ignorância” e da “impotência”, colocando os próprios textos em contraponto à prosa de outro irlandês, um certo James Joyce, que escreveu “Ulysses” com um narrador “onisciente” e “onipotente”.

Samuel Beckett, em 1977. | Roger Pic (1920-2001)/Wikimedia Commons
Samuel Beckett, em 1977. (Foto: Roger Pic (1920-2001)/Wikimedia Commons)

O homem

Beckett nasceu em 13 de abril de 1906, na Irlanda, e morreu em 22 de dezembro de 1989, em Paris. Ele venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 1969 por explorar “novas formas para o romance e o teatro”. A Academia Sueca disse ainda que, ao destituir o homem de tudo, o irlandês conseguiu engrandecê-lo.

O teatro

Entre os trabalhos mais importantes de Beckett para o teatro, estão as peças “Fim de Partida” e “Esperando Godot” – ambas publicadas no Brasil pela Cosac Naify –, ambas são exemplos fundamentais do chamado teatro do absurdo, em que situações bizarras e personagens idem funcionam como metáforas para a condição humana.

A prosa

A trilogia formada por “O Inominável”, “Molloy” e “Malone Morre” –os três títulos, publicados pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros – deu a Beckett a fama de implodir os mecanismos da literatura de ficção, criando protagonistas narradores que sofrem com a condição que foi imposta a eles. “Textos para Nada” veio logo depois da trilogia.

O cinema

É extensa a lista de produções ligadas ao nome de Beckett e ela envolve teatro filmado, experimentações várias e até um curta-metragem estrelado por Buster Keaton e dirigido por Alan Schneider – um russo ligado ao teatro e que fez carreira adaptando textos do irlandês para os palcos. O filme se chama simplesmente: “Film” (1965).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.