• Carregando...
O clássico Canibal Holocausto chocou o mundo em 1980 |
O clássico Canibal Holocausto chocou o mundo em 1980| Foto:

Blog

A Gazeta do Povo vai acompanhar o primeiro fim de semana do Fantaspoa pelo blog Espanto.

Nas próximas três semanas, o Rio Grande dos Sul será povoado por zumbis, lobisomens, vampiros e monstros gigantes. Isso porque amanhã começa a nona edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa), o maior evento de filmes de horror do país.

O festival gaúcho, que ocorre de 3 a 19 de maio, já foi responsável por trazer ao país cineastas consagrados no gênero, como é o caso de Lamberto Bava – filho do italiano Mario Bava, que assinou o clássico A Máscara do Demônio (1960) – e Stuart Gordon (Re-Animator), além de revelar talentos como o capixaba Rodrigo Aragão e o curitibano Paulo Biscaia Filho.

Este ano, os convidados de honra são os italianos Ruggero Deodato, que chocou o mundo com seu Canibal Holocausto (1980), e Luigi Cozzi, que apresenta a sua versão do Godzilla (1954), colorida manualmente. A edição também terá a estreia mundial de Mar Negro, o novo filme de Aragão e um show com Claudio Simonetti, italiano que fez parte da banda Goblin, responsável pela trilha sonora de filmes como Despertar dos Mortos (1975), de George A. Romero, e Suspiria (1977), de Dario Argento.

Nacional

O Fantaspoa começou de maneira modesta. "Na primeira edição, em 2005, foram exibidos 12 filmes para cerca de 700 pessoas. No ano passado, exibimos 150 filmes, ao longo de 17 dias, para aproximadamente 7 mil pessoas", diz João Pedro Fleck, um dos diretores do evento.

Com o patrocínio da Petrobras, o festival hoje é um dos maiores da América Latina, concorrendo lado a lado com o Buenos Aires Rojo Sangre, da Argentina. A vantagem do Fantaspoa é a revelação dos artistas brasileiros. "Temos muitos curtas-metragens exibidos, realizados por jovens diretores nacionais que estão investindo no cinema fantástico", afirma Fleck.

Paulo Biscaia Filho estreou seus dois longas-metragens, Morgue Story (2009) e Nervo Craniano Zero (2012) no evento. O que ele acha mais divertido no festival são as sessões de filmes que, muitas vezes, nunca vão chegar aos cinemas comerciais. Em fevereiro, ele organizou uma mostra na Cinemateca de Curitiba com algumas produções que participaram da edição 2012 do festival gaúcho. "Precisamos de eventos assim no Paraná." Os fãs do horror agradecem.

Programação

Confira alguns destaques da 9ª edição do Fantaspoa:

Estreia de Mar Negro

O capixaba Rodrigo Aragão exibe o filme que encerra sua trilogia de horror ambientada em um universo esquecido do Espírito Santo, povoado por pescadores. Na trama, uma mancha negra leva morte e destruição para um vilarejo litorâneo. A obra será exibida amanhã.

Sessões comentadas

Diretores nacionais e internacionais participam de sessões comentadas de filmes clássicos do horror, como Canibal Holocausto (1980), no dia 11, que tem a presença do italiano Ruggero Deodato. Outro destaque é a produção norte-americana Big Ass Spider! (2013), de Mike Mendez, que será exibida no dia 19.

Mostras competitivas

Cerca de 100 longas-metragens nacionais e internacionais serão exibidos no Fantaspoa. A maioria deles nunca vai chegar às telas brasileiras. Outros 49 curtas de 15 países diferentes competem numa categoria especial. O evento tem uma das mostras decicada para filmes de zumbi.

Para a programação completa, acesse www.fantaspoa.com/2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]