Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Um retorno sem tanta verve

Após quase uma década longe dos palcos, The Verve volta à sua formação original para a gravação de Forth, quarto álbum da discografia do quarteto britânico

 | Divulgação/Site oficial da banda
(Foto: Divulgação/Site oficial da banda)

Em tempos de revival da década de 1990, nada melhor que ressuscitar algo que realmente valha a pena e que renda algo além de risadas ou nostalgia, certo? Que tal, então, começar pelo britpop?

Surgido no Reino Unido, no início dos anos 1990, o gênero musical (abreviação de british pop), revelou ao mundo grupos já extintos, como Suede, Blur, Pulp e The Charlatans, e outros que hoje estão no primeiro time do rock atual: Radiohead, Oasis, Muse e Coldplay. Comum a todas essas formações, há o talento de fazer soarem radiofônicas as inúmeras formas de experimentação proporcionadas pelo rock-and-roll.

Entre os oito nomes apontados – bem no meio do caminho mesmo, como se existisse uma categoria intermediária entre ainda estar na ativa ou não – está o The Verve. E a posição do quarteto britânico, formado em 1989 e liderado pelo vocalista, guitarrista e compositor (e ególatra de plantão) Richard Ashcroft, justifica-se simplesmente pelo fato de que, desde 1995, a banda vem tentando acabar logo após o lançamento de cada novo trabalho. Até o momento foram duas tentativas de fim: uma depois de A Northern Soul (1995) e outra durante a turnê de Urban Hymns (1997). E, pelo andar da carruagem, não deve ser diferente com o recém-lançado Forth, quarto título da discografia dos ingleses, já lançado no exterior, mas ainda inédito no Brasil.

Logo que surgiu, apostando em referências como o space rock (marcado pela utilização experimental das guitarras) e o shoegazing (em que vocais melódicos, com os vocalista mirando os pés, e quase ininteligíveis fundiam-se a camadas de guitarras repletas de efeitos), o The Verve (na época Verve, somente) conquistou uma forte reputação na cena britpop, graças a discos como o début A Storm in Heaven (1993). Com a fama, veio à tona a relação íntima dos integrantes com as drogas, que, desde sempre serviram a Ashcroft, Nick McCabe (guitarra), Simon Jones (baixo) e Peter Salisbury (bateria) como fonte de criatividade durante as gravações e nos momentos pré e pós-shows.

Porém, durante os quatro meses de gravações de A Northern Soul, uma combinação explosiva – descrita por Ashcroft mais tarde como o resultado da soma entre "boa música, drogas ruins e sentimentos confusos" – causou a primeira saída de McCabe da formação.

Após algumas tentativas de substituição, o guitarrista retornou ao The Verve para as gravações de Urban Hymns, álbum de mais sucesso do quarteto, que contém o hit "Bittersweet Symphony" (leia mais no quadro ao lado). Mas, poucos meses após o lançamento do disco, durante a turnê de divulgação, uma briga após um show na Alemanha pôs fim a tudo novamente (além de ter rendido uma mão quebrada a McCabe e um maxilar trincado a Ashcroft).

Livre das drogas, o líder do The Verve bem que tentou esquecer sua ex-banda ao partir para uma mal-sucedida carreira-solo. Foram três tentativas – os álbuns Alone with Everybody (2000), Human Conditions (2002) e Keys to the World (2006) –, todas frustradas.

A volta

Em junho do ano passado foi anunciada a volta do The Verve, em sua formação original. A banda sobreviveu bem às gravações de Forth e vem figurando entre as principais atrações dos maiores festivais de música de mundo. Mais pelo revival, do que pelos méritos do novo álbum. Grande parte das canções ultrapassa os seis minutos e isso seria ótimo caso as faixas realmente tivessem algo a dizer. Ashcroft parece ter perdido a mão como letrista de canções embaladas pela psicodelia das guitarras de McCabe – que, ironicamente, são o que fazem Forth valer a pena.

Entre tentativas frustradas de soar mais moderno do que nunca e tão experimental quanto sempre, restam bons momentos como as belíssimas "Judas" e "Valium Skies", ambas baladas, únicos momentos em que os integrantes parecem realmente ter reencontrado a velha sintonia. Apesar de começar exatamente de onde Urban Hymns parou, Forth chega tarde. Um atraso de pelo menos uma década.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.