• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Recursos

Paraná tem quatro entidades beneficiadas

Quatro ONGs paranaenses tiveram seus projetos aprovados no último edital do Criança Esperança, e vão receber recursos arrecadados na campanha do ano passado: a Associação Beneficente Rosanna Cattalini, de Colombo – que é parceira da Gazeta do Povo no projeto Ler e Pensar e vai aplicar os recursos na compra de equipamentos de informática, livros e jogos pedagógicos; a Associação Beneficente Dikaion, de Piraquara, que vai adquirir eletrodomésticos, apostilas, material de expediente e equipamentos musicais, além de complementar o pagamento de parte da equipe profissional; o Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos, que vai investir o montante arrecadado em equipamentos para deficientes visuais; e a Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas (Atacar), cujas doações vão viabilizar a compra de uma van adaptada e o pagamento de parte da equipe profissional.

  • Renato Aragão entre Tiago Leifert, Ana Furtado, Patrícia Poeta, Glenda Koslowski, Fernanda Lima, Tadeu Schmidt e Glória Maria na coletiva de lançamento do Criança Esperança: time de peso vai comandar esta edição

Uma das mais bem-sucedidas ações sociais em prol de crianças carentes no mundo, o Criança Es­­pe­­rança chega à 28.ª edição no próximo sábado, 31, tomando a programação da TV Globo de assalto. Das 6 horas da manhã, com o Globo Cidadania apresentado por Sandra Annenberg, até o Altas Horas de Serginho Groisman – passando pelo show com mais de 20 artistas, que a RPC TV exibe ao vivo, depois de Amor à Vida –, quase todos os programas da emissora serão dedicados à iniciativa, que já beneficiou mais de 5 mil projetos sociais e mais de 4 milhões de crianças em todo o país, desde 1986 – e só este ano apoia 86 entidades (quatro delas no Paraná), auxiliando diretamente mais de 32 mil pessoas.

Não bastassem os programas de sábado, algumas das atrações dos dias de semana da Globo vão "invadir" a manhã do dia 31. Caso do Bom Dia Brasil, Mais Você, Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes, todos com edições especiais relacionadas ao projeto. "O Renato [Aragão, precursor da campanha] vai receber uma homenagem linda no programa da Fátima", adiantou o diretor Luiz Gleiser na entrevista coletiva concedida na semana passada, no Projac.

À tarde, a maratona continua com os telejornais e os programas Estrelas, TV Xuxa e Caldeirão do Huck, que excepcionalmente será transmitido ao vivo. À noite, o Jornal Nacional terá reportagens sobre o assunto, e, depois de Amor à Vida, começa o tradicional show do Criança Esperança, que vai ao ar ao vivo, direto do Citibank Hall, no Rio de Janeiro. Mais de 20 atrações vão se revezar no palco – boa parte em dobradinhas, como Xuxa e o Padre Fábio de Melo, Erasmo Carlos e Maria Rita, entre outros –, interpretando sucessos que falem de esperança e solidariedade. No comando da festa, um trio inédito: Patrícia Poeta, Fernanda Lima e Lázaro Ramos, que antecipou a volta dos Estados Unidos especialmente para participar do evento.

"Vai ser a minha estreia no ‘ao vivo’, como apresentador. Estou um pouco nervoso, mas a primeira coisa é se divertir e estar lá com o coração aberto. E vai ser fácil, porque os textos que eu vou dizer têm tudo a ver com o que eu penso, são palavras que poderiam ter saído do meu coração, de emoção, carinho, cuidado, reflexão, solidariedade...", comentou Lázaro Ramos de Nova York, via teleconferência. "Então, mesmo que eu tropece ou caia no palco, vai dar tudo certo."

O ator, que também é embaixador do Unicef – a exemplo de Renato Aragão –, acrescentou que conhece de perto o poder transformador da iniciativa: "No bairro onde eu cresci, em Salvador, tem um projeto que já foi beneficiado pelo Criança Esperança. E fez muita diferença para as crianças de lá".

Mesão da Esperança

Permeando toda a programação, pelo terceiro ano consecutivo, haverá o "Mesão da Esperança" – quadro que irá ao ar a cada 30 minutos, com um âncora e dez convidados, totalizando 200 artistas convocados para atender às ligações e estimular as doações dos telespectadores.

Glenda Koslowski, que será uma dos nove âncoras do "Mesão", faz coro com Lázaro Ramos: "Quem já teve a oportunidade de visitar um projeto beneficiado pelo Criança Esperança, como eu, e viu o brilho no olhar daquelas crianças, sabe o quanto esta campanha é séria e importante". Glória Maria, outra apresentadora do quadro, também fala de cadeira: "Eu tenho muito orgulho de participar desse projeto. Já fiz matérias para o Fantástico mostrando crianças atendidas pelo Criança Esperança e a transformação nas suas vidas cinco, dez anos depois... e posso garantir que dá para confiar, você sabe onde o dinheiro que você doa está sendo utilizado."

Conforme explica o site do Criança Esperança (redeglobo.globo.com/criancaesperanca), o dinheiro arrecadado cai direto na conta da Unesco, que redistribui os recursos para as ONGs beneficiadas. Essas, por sua vez, são escolhidas por meio de um edital público, que também pode ser conferido no site, e os projetos aprovados ainda são submetidos à avaliação da Unesco. No Paraná, quatro entidades estão sendo contempladas pelas doações recebidas no ano passado (leia mais acima).

Renato Aragão, que está à frente da campanha desde 1985 – quando ela ainda se chamava SOS Nordeste, e arrecadou roupas e alimentos para as vítimas da seca na região –, se sente realizado ao olhar para trás: "Eu fui apenas um semeador. E tudo só foi possível graças à generosidade das pessoas. A doação de cada um é tão ou mais importante do que todo esse barulho que a Globo faz, embora a adesão interna seja total. A sensação é de dever cumprido."

O repórter viajou a convite da TV Globo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]