• Carregando...

Era para ter sido nos dias 20 e 21 de maio, com show das bandas Artic Monkeys e Black Rebel Motorcycle Club. A data foi protelada para 15 e 16 de julho, como adiantou, inadvertidamente, em seu website, o quarteto inglês de rock eletrônico Ladytron, que havia sido escalado na ocasião. Recentemente, especulações deram conta de que as atrações seriam a norte-americana Violent Femmes e a inglesa Klaxons, que se apresentariam em pleno feriado de 7 de setembro.

Mas, afinal de contas, quando será realizada a nova edição do Curitiba Rock Festival e quais serão suas atrações? As perguntas são motivo de discussões em comunidades virtuais e mesas de bares de todo o Brasil, mas suas respostas permanecem incertas graças um pequeno detalhe: dinheiro. As possíveis datas e escalações descritas no parágrafo de abertura do texto chegaram a ser negociadas e acertadas, mas nada foi concretizado porque a produção do festival ainda não conseguiu patrocinadores – locais ou nacionais – que topem investir no evento iniciado em 2003 e que, desde então, faz parte do calendário de festivais especializados em trazer ao Brasil bandas queridas da cena alternativa mundial. "Ainda não há nada confirmado e a chance de o festival acontecer é bastante pequena. Estamos tentando tudo para viabilizá-lo, mas, por enquanto, não conseguimos nenhum patrocínio", desanima o produtor Leandro Knopfholz, responsável pela próxima edição do evento.

Obter verbas para a realização do festival, porém, parece ser considerada uma questão de tempo e insistência, já que sua organização, em termos de estrutura e escalação das possíveis atrações, está bastante agilizada. De acordo com pessoas envolvidas na produção do Sonora Festival – novo título que batizaria o evento –, a data prevista para sua realização, na Pedreira Paulo Leminski, seria o fim de semana de 2 e 3 de setembro (sábado e domingo). Quanto ao line-up, as únicas bandas confirmadas até o momento são a veterana Violent Femmes e a revelação da cena indie britânica Klaxons. O Ladytron, que também estaria entre os escalados, postou, no último dia 30 de maio, um comunicado em sua página do site MySpace desculpando-se por não poder vir a Curitiba para um show completo na nova data escolhida pela produção do festival, mas não descarta a possibilidade de um DJ set com algum de seus integrantes.

A organização ainda está entrando em contato com possíveis atrações, sugeridas por uma comissão que inclui gente como o jornalista paulistano Lúcio Ribeiro e músicos locais como André Sakr (ESS) e Cassiano Fagundes (Bad Folks), que estiveram envolvidos na organização das edições anteriores. Entre os nomes sondados estão Bloc Party, Ian Brown, Bauhaus, a sempre cogitada volta do The Jesus and Mary Chain e até a recente reunião do antológico Mutantes. Fontes revelam ainda que o Sonora Festival contaria com uma espécie de pré-festival realizado nos principais bares da capital, em que bandas locais e de outros estados brasileiros se revezariam em apresentações antes dos shows principais na Pedreira. Mas, como Knopfholz faz questão de ressaltar, "são apenas possibilidades, nada acontece sem patrocínio".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]