• Carregando...
Taxista depilou o corpo inteiro e fez uma tatuagem para ganhar o fusca | Gazeta do Povo
Taxista depilou o corpo inteiro e fez uma tatuagem para ganhar o fusca| Foto: Gazeta do Povo

Gramado (RS) –A 35.ª edição do Festival de Cinema de Gramado se encerra logo mais à noite, com a entrega dos troféus Kikitos aos melhores longas-metragens brasileiros e latinos e curtas-metragens.

A escolha de alguns dos principais prêmios do evento – os relativos ao público – teve a participação de um leitor da Gazeta do Povo, que viajou à Serra Gaúcha e acompanhou toda a programação das mostras competitivas. Ronan Diniz Andrade, estudante do curso de Odontologia da PUCPR, é um dos 12 participantes do júri popular do festival, formado por representantes de nove estados brasileiros.

Pelas regras do evento gaúcho, Andrade não pode se pronunciar sobre os filmes vistos antes da premiação, mas relata à reportagem do Caderno G suas impressões sobre a semana em Gramado. "Não achava que fosse ser tão cansativo. Além de ver os filmes, tínhamos que cumprir diversas atividades, participar de reuniões, dar entrevistas. Mas valeu muito a pena participar", comenta.

Nos últimos seis dias, o jurado também teve acesso à badalação que cerca o Festival de Gramado, passando até pelo extenso tapete vermelho que leva ao Palácio dos Festivais, palco principal do evento. "Para mim, essa história de tapete vermelho é uma brincadeira, não levo muito a sério. As pessoas gritavam para nós como se fôssemos conhecidos. Mas faz parte da magia do festival", observa.

Ir às várias festas do festival e estar lado a lado com as estrelas que costumeiramente só vê na tela ou na telinha, também divertiu Andrade: "As festas são interessantes, é legal estar dançando com a Zezé Motta do lado. Você está almoçando e, de um lado, está o José de Abreu, do outro, o Eduardo Galvão. Para a gente, que é fora do eixo do Rio de Janeiro-São Paulo, isso não é muito comum".

Sobre o grupo de 12 jurados – que acompanhou 11 longas e 13 curtas-metragens –, ele revela que são todos muito diferentes, mas que têm em comum uma paixão muito grande pelo cinema. Durante as reuniões, todos dão suas opiniões sobre os filmes vistos. "A indicação que nos deram é para falar mesmo se gostou ou não do filme, não ficar debatendo detalhes técnicos ou tentar convencer os outros que determinado filme é melhor ou não", observa. A reunião final para definir os vencedores acontece hoje, pela manhã.

Andrade passou por um período de imersão total dentro de um festival, acompanhando muitos filmes em pouco tempo, observando a movimentação em torno das produções, lendo o as reportagens que iam sendo publicadas. "Essa experiência certamente vai mudar minha forma de acompanhar o cinema daqui para frente", finaliza.

O repórter viajou a convite do festival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]