• Carregando...
O Hospital São Lucas é uma das três construções de Artigas que restam na capital | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O Hospital São Lucas é uma das três construções de Artigas que restam na capital| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Herança

Saiba mais sobre o legado de Vilanova Artigas:

Curitiba

São apenas três construções:

Casa Niclevicz – Rua Lourenço Mourão, 58 – Seminário

Hospital São Lucas – Avenida João Gualberto, 1.946 – Juvevê Casa Bettega – Rua da Paz, 479

Londrina

Estação Rodoviária

Cineteatro Ouroverde

São Paulo

Há cerca de 400 obras em pé, entre elas:

Estádio do Morumbi

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Diversas casas modernistas

Muitas escolas públicas

  • Artigas: a ditadura o afastou das aulas, e quando voltou, houve festa
  • Giceli Portela mostra a gravata-borboleta do arquiteto
  • A fachada da casa onde fica o memorial revela traços modernistas, como o alto pé direito e o uso de vidro e concreto

A arquiteta Giceli Portela não esperava que, ao restaurar uma das únicas casas modernistas que restam em Curitiba e ali instalar seu escritório, fosse receber reclamações em sua página na internet de pessoas que desejavam visitar o local nos fins de semana e davam com a porta fechada. Entusiasta da obra do autor do projeto, o curitibano radicado em São Paulo João Batista Vilanova Artigas (1915–1985), ela acaba de inaugurar uma pequena sala dentro da casa que servirá de memorial ao mestre. O espaço, assim como a casa, onde funcionará uma livraria e um café, ficará aberto aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas.

"Queremos que as pessoas saiam do Mercado Municipal [situado a uma quadra da casa] e venham visitar", anima-se.

Em exposição, itens pessoais como uma gravata-borboleta de bolinhas de Artigas, móveis, as lapiseiras de trabalho, uma pran­cheta em cujas gavetas estão as marcas de seu carimbo, seis desenhos originais, um dos móbiles que ele fazia nas horas livres e o manuscrito do discurso O Desenho, proferido por ele em sua aula inaugural na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1967 e no qual fala sobre a crescente importância da arquitetura, à época: "As artes ga­­nham, cada vez mais, raízes no­­vas na vida social".

A casa em que está localizado o memorial foi projetada em 1949 e erguida em 1953 para um amigo de Artigas, o médico Jão Luiz Bettega, que ali morou até sua morte, em 1996. Por motivos burocráticos, o imóvel ficou oito anos fechado, até o restauro em 2003 e o tombamento em 2004. "Estava cheia de mendigos que faziam até fogueiras ali dentro", conta Gi­­­celi.

Para quem passa apressado, talvez a casa nunca tenha chamado a atenção. Mas o olhar mais demorado revela a construção de fortes traços modernistas, um primor numa cidade que preservou poucas dessas obras construídas entre os anos 40 e 60.

De fora, as grandes dimensões quadradas e a ausência de ornamentos escondem outro tipo de detalhe: a abundância de colunas, o pé direito duplo, a iluminação natural com muito vidro.

Quem ainda não viu, terá a oportunidade de entrar no imóvel todo fim de semana.

Centenário

O lançamento do memorial an­­tecipa a comemoração do centenário de Artigas, em 2015, quan­­do devem ser editadas no­­vas obras literárias sobre o arquiteto.

Apesar de ter se mudado cedo para São Paulo, onde estudou Belas Artes e Engenharia, ele é tido pela classe curitibana como prata da casa. São poucas as suas obras por aqui, porém. "O curitibano achava estranha a arquitetura modernista. Ninguém queria morar num ‘caixote’", explica Giceli.

Na capital paulista, Artigas ajudou a fundar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 1948, e, na década de 60, a pro­­mover importantes mudanças em seu currículo. Exilado por um breve período no Uruguai e depois impedido de lecionar pe­­la ditadura militar, Artigas só voltaria à faculdade em 1979.

Serviço

Casa Vilanova Artigas. Rua da Paz, 479. Visitação aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]