• Carregando...
A dupla Zé Mulato e Cassiano, que completa 30 anos de carreira, se apresenta hoje e amanhã no Teatro Paiol, convidados pelo grupo Trio do Trem | Jonssuir Brito/Divulgação
A dupla Zé Mulato e Cassiano, que completa 30 anos de carreira, se apresenta hoje e amanhã no Teatro Paiol, convidados pelo grupo Trio do Trem| Foto: Jonssuir Brito/Divulgação

A viola caipira faz a trilha sonora deste final de semana em Curitiba. Com ingressos esgotados no Teatro da Caixa, o espetáculo Violeiros do Brasil (confira o serviço completo do espetáculo) traz o encontro entre três grandes nomes do instrumento: o paulistano Paulo Freire, o mineiro Roberto Corrêa e o curitibano Rogério Gulin. Apresentando-se em solos, duos e trio, os músicos exploram, cada um, gêneros diferentes da música caipira, típicos de suas regiões. Parte da série Memória Brasileira, o espetáculo conta ainda com vídeo-cenários, que representam o ambiente nativo de cada gênero da música caipira.

Além do show com os violeiros, o Teatro Paiol serve de palco para a comemoração dos 30 anos de carreira da dupla Zé Mulato e Cassiano, que com bom humor, ingenuidade e romantismo, fizeram história na música caipira paranaense. Hoje e amanhã, o duo apresenta os sucessos de sua trajetória, convidado pelo conjunto Trio do Trem, formado pelos violeiros Oswaldo Rios, Nélio Spréa e Junior Bier.

Parte do edital de Música no Teatro Paiol, Programa de Apoio e Incentivo à Cultura do Município de Curitiba, o espetáculo reúne músicos dedicados a trazer a sonoridade caipira que fez sucesso nas décadas de 20, 30 e 40 para os dias de hoje. Rios é fundador do grupo caipira Viola Quebrada; Spréa criou o Festival de Música de Raiz de Campo Largo; e Bier é violeiro na Orquestra de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. Os integrantes do Trio do Trem consideram que a música de Zé Mulato e Cassiano tem todos os elementos que podem ser identificados como uma "tradição caipira".

Os violeiros com três décadas de carreira são considerados hoje uma das melhores e mais autênticas duplas do gênero. Herdeiros de uma tradição que teve seu expoente em duplas como Jararaca e Ratinho e Alvarenga e Ranchinho, Zé Mulato e Cassiano passam por diversos estilos em suas composições: caruru, cateretê, moda de viola, guarânia e rasqueado, entre outros. Os músicos se inspiram em "causos", que divertem o público entre uma música e outra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]