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“Ela Faz Cinema”, o melhor dos episódios da série, traz Marjorie Estiano como uma cineasta que se apaixona por um pedreiro, vivido por Malvino Salvador | TV Globo/Zé Paulo Cardeal
“Ela Faz Cinema”, o melhor dos episódios da série, traz Marjorie Estiano como uma cineasta que se apaixona por um pedreiro, vivido por Malvino Salvador| Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal

A ideia de transformar canções de Chico Buarque em um produto de teledramaturgia foi e continua sendo ótima. Afinal, muitas das músicas do compositor contam histórias envolvendo personagens fascinantes, que podem servir de base para uma infinidade de roteiros, da comédia ao drama, passando, é claro, pela tragédia. Por isso, a microssérie Amor em 4 Atos, exibida no início deste ano pela Rede Globo e agora lançada em DVD, foi cercada de expectativas, em parte frustradas.

Cinco composições – "Mil Perdões", "Ela Faz Cinema", "Construção", "Folhetim" e "As Vitrines" – serviram como ba­­se para quatro histórias, todas elas focadas, sobretudo, no universo feminino, muito presente nas letras de Chico. A melhor de todas, por ironia, toma como título a menos conhecida das canções do lote: "Ela Faz Cinema".

A história, uma saborosa comédia romântica dirigida por Tadeu Jungle, traz a atriz curitibana Marjorie Estiano no papel de Letícia, uma cineasta que está fazendo um clipe da música "Construção", em gravação de Arnaldo Antunes. Ela se in­­comoda com o barulho da obra, reclama e se envolve com o vizinho, Malvino Salvador. Na verdade, ele é o pedreiro que, ao ser confundido com um morador do prédio, tem vergonha de desfazer a confusão.

Com um roteiro ágil e divertido, somado à inventiva direção de arte da também curitibana Isabelle Bittencourt, "Ela Faz Cinema" é o ponto alto do projeto.

O passo em falso da microssérie fica por conta do episódio baseado na bela "Mil Perdões", um melodrama com um pé no mau gosto e no excesso que traz Dalton Vigh e Carolina Ferraz como Lauro e Maria, um casal em crise por conta dos ciúmes dela em relação à ex do marido, Dora (Gisele Fróes). Com direção de Roberto Talma e Tande Bressane, a história não decola.

Os dois últimos episódios, "Folhetim" e "Vitrines", têm direção do cineasta Bruno Barreto e contam a história de Vera (Alinne Moraes), uma prostituta que vira a cabeça do "certinho" Ary (Vladimir Brichta), cujo casamento com Selma (Camila Morgado) está dando os últimos suspiros. Um dia, depois de uma briga, ele sai vagando pelas ruas de São Paulo. É quando conhece Vera, com quem passa a noite, sem saber de seu ofício.

Apaixonado, volta para casa, encontra apenas um bilhete da mulher e decide buscar outro lugar para morar. É assim que vai parar no mesmo prédio onde a prostituta também vive. GGG

Serviço:

DVD Amor em 4 Atos. Som Livre. R$ 28.

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