• Carregando...

O mês de agosto começa com uma proposta inusitada para os artistas plásticos curitibanos. A partir desta terça-feira, dia 1.º, estão abertas as inscrições para o Cow Parade Curitiba, evento de arte contemporânea de rua que acontece em todo mundo e chega pela primeira vez à capital paranaense. Até o dia 16 de agosto, os interessados podem se inscrever e encaminhar seus croquis para ilustrar as vacas. Serão selecionadas 40 propostas de desenhos para produção. No mês de novembro as obras, em três modelos diferentes (com a vaquinha em pé, deitada e sentada) vão invadir as ruas da capital e ficar em exposição por três meses. Além dos artistas interessados, outras 20 vacas vão receber a interferência de um grupo de artistas e designers locais, selecionados pelos organizadores do evento. Podem participar do processo designers, publicitários, estilistas, artesãos e grafiteiros, entre outros profissionais.

Não existe regra de estilo nem técnica artística definidas. As vacas podem ser vestidas, pintadas, estilizadas ou influenciadas pela cultura ou folclore local. As estátuas são feitas em fibras de vidro e serão expostas em diferentes espaços da cidade. Ao final do evento, as peças serão leiloadas e a renda será doada à Pastoral da Criança e a Fundação de Ação Social.

O projeto desenvolvido em todo mundo pela empresa Top Trends conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Clube de Criação do Paraná para realização. No Brasil, o evento passou por São Paulo no ano passado e Belo Horizonte, onde está encerrando a temporada de exposição. A mostra mineira supreendeu os organizadores com animais estilizados com artesanato local, cobertos por tecidos e fuxicos, entre outras coisas.

Seleção

Para participar do processo de seleção, basta observar as regras do regulamento, disponível no site www.cowparade.com/curitiba, desenvolver o projeto de uma vaca e enviar junto ao formulário de inscrição para o comitê de avaliação do Cow Parade Curitiba. Os selecionados vão receber uma vaca em branco e mil reais para desenvolver o projeto, e terão seus trabalhos publicados no site www.cowparade.com.

Pode-se questionar o lado artístico da proposta, mas com certeza é uma interferência de rua contemporânea e divertida que deve chamar a atenção quando chegar às ruas.

Confira o roteiro de exposições

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]