• Carregando...

O mais recente CD de Vanessa da Mata, Essa Boneca Tem Manual, foi lançado no segundo semestre de 2004. Festejado pela crítica, o disco não fez sucesso imediato. Embora seu primeiro registro, de 2002, tivesse vendido relativamente bem, o trabalho, auto-intitulado, não havia conseguido o feito de torná-la uma artista popular, com apelo radiofônico. Em entrevista ao Caderno G, a cantora chegou a atribuir à timidez esse desempenho aquém do esperado: "Eu tinha medo de perder o anonimato, de não saber lidar com a fama", confessou à reportagem.

Com quase 1m80 e traços exóticos que denunciam a miscigenação entre índios do Centro-Oeste e imigrantes italianos, Vanessa tem uma bela estampa e presença magnética sobre o palco, mas algo na relutância em ser embalada como produto impedia o grande salto, o seu ingresso no primeiro time das cantoras-compositoras da MPB.

Na tentativa de exorcizar essa, digamos, limitação, Vanessa partiu para o segundo álbum com outra atitude. A artista revelou-se de corpo inteiro em Essa Boneca Tem Manual. E, embora o disco tenha demorado para decolar, passado um ano e meio desde o lançamento, o trabalho finalmente parece ter atingido o patamar esperado: Vanessa não é mais uma promessa.

O CD não apenas já ganhou um disco de ouro (correspondente a mais de 50 mil cópias vendidas), como a faixa "Ai, Ai, Ai", tema da novela Belíssima, é hoje a segunda música mais executada nas rádios brasileiras. A canção, ao mesmo tempo romântica e irresistivelmente pop, atingiu em cheio o público jovem, com uma letra simples e direta que diz: "Se você quiser eu vou te dar um amor/ Desses de cinema/ Não vai te faltar carinho/ Plano ou assunto ao longo do dia".

Composta em parceria com Liminha, um dos nomes mais importantes do pop/rock nacional, "Ai, Ai, Ai" materializa o intuito de Venessa de aproximar-se do grande público, mas sem trair suas ambições artísticas. Sobre a parceria, Vanessa explicou à época do lançamento do álbum que optou por dar à sua música roupagens mais modernas e menos suaves do as ouvidas no CD de estréia. "Não me sinto na obrigação de fazer sempre a mesma coisa, ou de seguir essa ou aquela estrada. Faço o que quero, o que estou sentindo", explicou-se.

Descoberta quando Maria Bethânia decidiu gravar – para, depois, transformar em faixa-título de um de seus discos – a tocante "A Força Que Nunca Seca" (uma parceria com Chico César), Vanessa é uma compositora de mão-cheia, algo evidente em vários momentos de Essa Boneca Tem Manual, sobretudo na faixa-título, assumidamente autobiográfica.

Embalada pelo êxito de "Ai, Ai, Ai", Venessa deve entrar em estúdio neste ano para gravar seu terceiro CD. É esperar para ver.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]