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Eddie Vedder compôs as canções baseadas no ukulele ao longo de dez anos | Divulgação
Eddie Vedder compôs as canções baseadas no ukulele ao longo de dez anos| Foto: Divulgação

Talvez Eddie Vedder, vocalista e líder da banda Pearl Jam, nem saiba, mas o instrumento musical com o qual ele resolveu construir o seu segundo álbum solo, Ukulele Songs (o primeiro é o que traz a trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem), não tem origem havaiana, como muitos acreditam, apesar de seu nome significar, no idioma falado na ilhas do Pacífico, "pulga saltadora".

Toda a arte do CD, da capa dura confeccionada em papel reciclado às fotos que ilustram o luxuoso encarte do disco, de alguma forma fazem alusão às paisagens tropicais e paradisíacas do Havaí, mas o ukelele tem, na verdade, DNA lusitano.

Semelhante a um violão, mas de menor porte, o instrumento tem apenas quatro cordas, usualmente afinadas em lá, mi, dó e sol, e é parente do nosso bom e velho cavaquinho. Deriva de dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira, território português situado no meio do Oceano Atlântico. Descende do machete madeirense (bem parecido com o cavaquinho) e do rajão (viola de cinco cordas), levados pelos madeirenses ao outro extremo do mundo, quando emigraram para o Havaí para trabalhar em fazendas da cana-de-açúcar.

Em um primeiro momento, não é muito promissora a ideia de um álbum com 16 canções cujos arranjos tomam como espinha dorsal o ukulele, um tanto limitado em termos de sonoridades. É bem verdade que o músico e cantor havaiano Israel Ka­­makawiwo'ole (1959-1997) fez de sua versão do clássico "Some­­where over the Rainbow" (tema do filme O Mágico de Oz) um sucesso internacional, e o próprio Vedder já havia utilizado bastante bem o instrumento no arranjo da música "Soon Forget" (2000), do Pearl Jam. Mas será que a proposta do roqueiro acabou funcionando? A resposta é sim.

Em entrevista à revista norte-americana Rolling Stone, Vedder contou que o projeto começou como "um exercício de composição" que ele não pretendia transformar em disco. "Eu meio que vinha compondo e coletando canções nos últimos dez anos, e não foi até que eu escrevesse as músicas mais recentes que eu tive a ideia de de colocá-las em um álbum, que é mais um CD solo do próprio ukulele do que meu", graceja.

Desafio

Para o líder do Pearl Jam, que se apresenta no dia 9 de novembro em Curitiba, no estádio do Paraná Clube, compor as canções, e depois fazer o disco, se tornou uma espécie de desafio, de quebra-cabeças, já que, a partir das possibilidades limitadas do ukulele, Vedder escreveu dezenas de canções, entre elas a bela "Longing to Belong", primeiro single do CD e uma das poucas que contam com um arranjo mais encorpado, com a presença de outros intrumentos.

Apesar de o disco manter a qualidade do princípio ao fim, há momentos que merecem destaque, como a tristonha e desencantada "Sleeping by Myself" ("Eu deveria ter percebido que não havia outro alguém/ Agora estou só e sempre mantive isso guardado/ Agora não acredito em nada/ Não hoje, quando me retiro de seu campo de visão/ Oh, estarei dormindo sozinho hoje à noite") e a lírica "Without You" (Eu continuarei curando todas as cicatrizes/ Que ganhamos desde o começo/ Eu prefiro isso a viver sem você/ Para todo pedido feito a uma estrela/ Que continua sem resposta no escuro/ Há um sonho que sonhei sobre você."

Essas duas canções são de autoria de Vedder, mas Ukulele Songs também traz covers inspirados. Em "Tonight You Belong to Me" (1926), standard do cancioneiro norte-americano escrito por Billy Rose e Lee David, o roqueiro faz dueto com Chan Marshall, cantora americana mais conhecida pelo nome artístico de Cat Power. E o álbum fecha de forma sublime com uma singela versão de "Dream a Little Dream of Me" (1966), um dos grandes hits da banda The Mamas and the Papas. GGG1/2

Serviço:

Ukulele Songs. Eddie Vedder. Sony Music.

Preço médio: R$ 29,90.

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