• Carregando...

Não é difícil ouvir vários comentários, desde os mais ácidos e objetivos aos mais empolgantes e empolgados, ao sair de alguma das mais de 200 peças da 16.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba (FTC). Descrevem o que se passou na apresentação, o desempenho de um ator, as músicas e as propostas encenadas.

Os repórteres da Gazeta do Povo Online e do jornal Gazeta do Povo também revelam seus pontos de vista, opiniões sobre algumas montagens, tanto da Mostra Oficial quanto do Fringe e outros eventos, sobre o que está acontecendo e o que aconteceu no festival.

Mostra Oficial

"Os Dois Cavalheiros de Verona", comédia de William Shakespeare encenada pelo grupo carioca Nós do Morro, abriu a Mostra Oficial. A montagem foi o único espetáculo brasileiro a participar do maior festival do mundo dedicado a Shakespeare (The Royal Shakespeare´s Complete Works Festival), na cidade natal do dramaturgo (Stratford-upon-Avon), na Inglaterra. Confira a resenha.

Na sexta-feira (23) foi apresentada a peça "Thom Pain – Lady Grey", um dos espetáculos mais esperados da Mostra Oficial do FTC. A nova montagem da Sutil Companhia de Teatro, dirigida por Felipe Hirsch, traz dois solos, um interpretado pelo ator Guilherme Weber, o Thom Pain, e o outro pela atriz Fernanda Farah, a Lady Grey. A separação de um casal é o ponto de partida para o texto, onde os personagens tentam decifrar o que leva os relacionamentos à falência. Confira.

O musical "Besouro Cordão-de-Ouro", inspirada na lenda da capoeira sobre um corajoso baiano que escapava de todas as armadilhas, foi um dos primeiros espetáculos a ter os ingressos esgotados nesta edição do FTC. A pequena capacidade do espaço cênico Casa Vermelha (somente 100 lugares) barrou mais pessoas. Perto do início da apresentação, os espectadores que estavam do lado de dentro do espaço podiam ouvir quem ficou de fora reivindicando: "Queremos assistir! Queremos assistir!". Veja o que aconteceu.

O musical "Sassaricando" foi uma das atrações mais alegres do FTC. Com elenco encabeçado pelo ator e cantor Eduardo Dussek, apresenta uma seleção de marchinhas de carnaval que todos nós já ouvimos uma dia. Veja a resenha.

A imobilidade da sociedade brasileira, diante de fatos que lhe desagradam, é o tema central do monólogo O Incrível Menino na Fotografia. "Veja como foi o espetáculo."

Fringe

Dentro da programação do Fringe, "O Sonho" foi um dos destaques, com apresentações no Espaço Cultural Falec. A peça é um grande ritual que apresenta os humanos. Confira.

"Sacrifício de Andrei", apresentada na Mostra Novelas Curitibanas, traz ao palco o filme "O Sacrifício", última obra do russo Andrei Tarkovski (1932-1986). O Filme é projetado em cinco lençóis dependurados no palco, enquanto o grupo carioca Studio Stanislavski encena o mesmo roteiro do filme. Veja o ponto de vista.

"Lendas da Internet" é uma sátira do grupo Saltimbancos sobre situações que a internet provoca. Confira a resenha.

Cuidado para não se desviar do caminho, se estiver por volta das 19 horas, próximo à praça Generoso Marques. É que no local, neste horário, tem início o espetáculo de percurso "Desvio", uma das atrações do Fringe, que leva o público a caminhar pela região central da capital. Confira.

Confira a programação do Festival de Teatro de Curitiba e outras atrações culturais no Guias e Roteiros RPC

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]