• Carregando...

Quem comparecer ao Museu Paranaense para ver as exposições dedicadas ao legado da imigração polonesa no Paraná também poderá conferir a curiosa exposição Charme e Elegância em Outros Tempos. A mostra resgata, por meio de objetos como bengalas, cartões, abotoaduras, gravatas e sapatos, a representação da imagem masculina na passagem do século 19 ao 20.

"Temos trajes que se reportam a esse período narrando o homem no trabalho, o homem no lazer, que, no caso seria o esporte, o homem em casa, além de sua intimidade, como uma camisola utilizada para dormir", explica Silvia Marize Marchiorato, que montou a exposição em conjunto com a colega Janete dos Santos Gomes, ambas do departamento de museografia do Museu Paranaense.

A estudiosa explica que, no início do século 19, a roupa masculina não era mais concebida para demarcar sua condição social, mas colocar em evidência sua personalidade, pensamento e inteligência. Esse processo levou, segundo Marchiorato, ao despojamento das vestes, que perdem sua função ornamental e de sedução erótica.

Na passagem para o novo século, com a belle époque em vista na França e mudanças trazidas pela Revolução Industrial, houve inovações na costura dos trajes e incrementação de acessórios como relógios, abotoaduras, o cravo na lapela e bigodes longos. "É uma indumentária mais séria", comenta a pesquisadora. Exemplares dessas peças podem ser vistos na mostra até o dia 16 de julho. Parte dos objetos pertence ao próprio acervo do Museu Paranaense. Outra parte foi cedida a partir de coleções particulares.

Serviço: Exposição Charme e Elegância em Outros Tempos. Museu Paranaense (R. Kellers, 289). De terça a sexta das 9h30 às 17h30; sábados, domingos e feriados das 11 às 15 horas. Ingressoa a R$2 e R$1 (estudantes); livre para menores de dez anos e maiores de 65). Entrada franca aos sábados. Até 16 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]