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Um filme sobre a história do baião capitaneado pelos feitos de Humberto Teixeira é o que propõe o diretor Lírio Ferreira (Árido Movie e Cartola) em O Homem Que Engarrafava Nuvens, que estreou ontem nos cinemas de Curitiba. Com modernos recursos de edição – há divertidas passagens nas quais Teixeira vira um bonequinho cangaceiro – e entrevistas diversas com músicos, jornalistas e historiadores, o documentário musical traça um panorama sobre o gênero e reafirma sua importância histórica na música brasileira.

Os depoimentos são de figuras carimbadas, como Caetano Veloso e Gilberto Gil. De novos músicos influenciados pelo baião, como Bebel Gilberto, e internacionalizam-se no escocês David Byrne (ex-Talking Heads) que faz interessante ligação musical do gênero nordestino com alguns aspectos tipicamente norte-americanos.

O filme faz pensar o que seria de Humberto Teixeira (1915-1979) sem Luiz Gonzaga (1912-1989), e este é um dos pontos interessantes da obra. Definidos pelo músico Otto como "a pólvora" e o "ca­­nhão", respectivamente, a dupla tem estranha ligação. Literato, poeta e advogado – trabalhou pela proteção dos direitos autorais dos artistas brasileiros –, Teixeira encontrou em Gonzaga, um sanfoneiro nordestino, seu caminho de expressão musical. Juntos criaram clássicos, como "Adeus Maria Fulô" e o hino "Asa Branca". A subida de Teixeira ao estrelato, nos anos 1950, foi meteórica, mas eclipsada por Gonzaga, que imortalizou as canções. Com a chegada da bossa nova, a du­­pla quase desapareceu de cena apesar da prolífica parceria – Teixeira escreveu cerca de 400 músicas.

E além do recorte histórico sobre o baião, o documentário se transforma quase em drama em sua parte final. Isso porque a entrevistadora é Denise Dummont, filha quase renegada do músico. Nem o sobrenome ela foi autorizada a manter.

Típico "cabra macho", Teixeira deixou claro à Margarida, então sua esposa, que queria um "filho de olhos verdes". "Não conheci meu pai", diz Denise em frente à lápide de Teixeira. Nas últimas cenas, em meio a um diálogo sincero com sua mãe, Denise deixa a função de entrevistadora comprometida com a verdade e assume o papel que, na verdade, nunca teve: o de filha de Humberto Teixeira. O Homem Que Engarrafava Nuvens é uma viagem musical com uma guia imparcial. GGG

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