• Carregando...

Em 2006, o mundo celebra os 80 anos do nascimento de John William Coltrane (1926 – 1967), na cidade de Hamlet, Carolina do Norte (EUA). Seu primeiro contato com a música aconteceu por meio do pai, um pastor que também era instrumentista.

Aos 13 anos, Trane começou tocando clarinete e sax alto na igreja. Ao 17, mudou-se para Filadélfia e mudou também de instrumento. Influenciado por Johnny Hodges, adotou o sax tenor. Em 1955, depois de integrar a banda de Dizzie Gillespie, foi recrutado por Miles Davis.

Seu vício em heroína o afastou de Miles, mas o levou à porta de Thelonius Monk. Por cinco meses, em 1957, os dois realizaram inúmeros shows no Five Spot Café de Nova Iorque, gravaram um disco e se apresentaram no reverenciado Carnegie Hall.

Em dezembro do mesmo ano, Trane voltaria ao quinteto de Miles, onde ficaria até 1960, ano em que criaria seu primeiro quarteto.

O John Coltrane Quartet formado com McCoy Tyner (piano), Elvin Jones (bateria) e Jimmy Garrison (baixo) se tornou um dos mais famosos e influentes na história do jazz.

Coltrane morreu em 17 de julho de 1967, aos 40 anos, vítima de câncer no fígado.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]