
Foi divulgado no site de compartilhamento YouTube um vídeo que mostra a suposta real voz da cantora Britney Spears durante a gravação de seu DVD, "Live From Las Vegas", lançado em 2001.
Apenas o áudio da gravação teria vazado no site Wrzuta. Um usuário não identificado fez a sincronização com as imagens lançadas em DVD. O resultado é uma voz totalmente fora do tom e com falhas diversas por conta da falta de fôlego.
Britney nunca foi flagrada cantando em playback como aconteceu em 2004 com Ashlee Simpson. Na ocasião, uma voz pré-gravada começou a tocar segundos antes de Ashlee "soltar a voz" com "Autobiography", durante participação no programa de humor norte-americano Saturday Night Live.
Mesmo assim, Britney sempre foi alvo de críticas com relação a sua voz - que nunca foi o forte de sua carreira. Com coreografias complexas e grandes produções, o canto ficou em segundo plano, até o ponto em que sua voz em shows começou a ser extremamente semelhante ao que é ouvido em seus CDs.
O colunista do jornal britânico Telegraph Neil McCormick comentou a respeito do assunto em um artigo publicado no seu blog.
Segundo ele, "no estúdio, qualquer rosto bonito pode ter seus vocais melhorados (técnica que permite que várias gravações diferentes sejam cortadas e mixadas para garantir que apenas as corretas sobrevivam) ou transformados (técnica chamada de "autotune")", explicou.
"O autotune se tornou tão comum que um produtor que eu conheço começou a usar em cantores que realmente sabem cantar. Ele diz que não soa como uma música de pop moderno sem isso", completou o colunista.
McCormick comentou ainda sobre a época em que os artistas tinham que mostrar, ao menos, o que sabiam fazer em frente de um público. "Os grandes shows em arenas eram onde nós separávamos os talentosos dos que apenas tentavam. Era onde a real arte musical brilhava", disse.
Ele citou nomes como Bob Dylan, Leonard Cohen e Tom Waits, que seriam artistas que "não sabem cantar muito bem". "Mas eles nunca sentiram a necessidade de fingir. Eles deixam sua voz frágil e autêntica carregar a emoção humana", contou. "Nós só sabemos que é divertido ver uma ilusão tão cruelmente exposta", completou o colunista.
COMENTE: O que você pensa a respeito do suposto playback de Britney Spears?




