• Carregando...

Das homenagens a Nelson Rodrigues aos prováveis indicados ao Oscar, das promessas da música paranaense a novidades do Festival de Curitiba, o Caderno G prevê aqui alguns dos eventos que devem marcar cinco diferentes áreas da cultura neste ano.

Cinema

Oscar 2012 e projeção digital

Paulo Camargo

Os primeiros meses de 2012, como ocorre todos os anos, serão marcados pelo lançamento dos filmes indicados ao Oscar, que neste ano serão vários. Tirando Meia-noite em Paris e A Árvore da Vida, presenças quase certas entre os concorrentes a melhor filme, os demais favoritos permanecem inéditos no Brasil. Enquanto Os Descendentes, de Alexander Payne e estrelado por George Clooney, tem arrebatado os críticos, e Histórias Cruzadas, drama racial sobre a relação entre patroas brancas e criadas negras nos Sul dos EUA, comove o público, o favorito à estatueta de melhor filme, por ora, é O Artista. Mudo, em preto e branco e de origem belgo-francesa, o longa de Michel Hazanavicius retrata o período de transição para o cinema falado e o impacto que isso teve em Hollywood. A estreia de Martin Scorsese no cinema em 3D, A Invenção de Hugo Cabret, também deve ganhar destaque na premiação.

Ao longo de 2012, também vai se intensificar a migração para a projeção digital nas salas de exibição de Curitiba, primeiro com a abertura do Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal, em janeiro, e depois, no fim do segundo semestre, do Cinépolis, no Pátio Batel. Resta saber qual será a qualidade dos equipamentos disponíveis.

Visuais

Goya abre calendário do MON

Isadora Rupp

Na área de artes visuais, 2012 deve começar com o pé direito: no dia 26 inaugura no Museu Oscar Niemeyer (MON) a exposição Os Caprichos de Goya, trazida ao Brasil pelo Instituto Cervantes. São 80 obras, que compõem a primeira série de gravuras feitas pelo artista espanhol. Também estão nos planos do MON uma mostra sobre Poty Lazzarotto e outra sobre o poeta Paulo Leminski. Outros locais, como o Museu de Arte Contemporânea, devem focar no revezamento do acervo e em artistas locais. O que não tem perspectiva para mudanças é o espaço reduzido para a arte comercial, restrita a galerias particulares, e a concentração das grandes exposições no MON.

Outra expectativa é a reinauguração do Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (Muma), no bairro Portão, esperada já para o primeiro semestre. Fechado desde 2005 para reformas, o local será um centro cultural e deve receber, além do museu – cujo acervo tem obras de artistas como Pablo Picasso, Cândido Portinari e Djanira – a reabertura do extinto Cine Guarani.

2012 também deve ter um orçamento maior para esses espaços: o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) pode ter incremento de 42% no orçamento R$ 129,5 milhões, caso emendas parlamentares sejam aprovadas.

Literatura

Drummond e Joyce em evidência

Yuri Al’Hanati

2012 será o ano em que diversos autores importantes e cultuados internacionalmente ganharão reedições e eventos em torno de seus nomes. O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, que será o autor homenageado na próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), terá os 110 anos de seu nascimento comemorados com a reedição de alguns de seus livros mais importantes. Toda a obra do romancista inglês James Joyce, por sua vez, está, desde o primeiro dia do ano, em domínio público. O acontecimento é marcado por uma nova tradução de seu mais famoso livro, Ulisses. O centenário de nascimento do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, no dia 23 de agosto, também prevê a montagem de várias peças; a adaptação do texto Bonitinha, mas Ordinária para o cinema, com direção de Moacyr Goés, e a reedição de livros pela editora Nova Fronteira e uma exposição sobre sua vida e obra no espaço Itaú Cultural, em São Paulo. O dramaturgo também será tema do samba-enredo da escola Unidos do Viradouro no próximo carnaval.

Teatro

Uma bússola para o Fringe

Helena Carnieri

O 21º Festival de Teatro de Curitiba abre o calendário nacional de grandes eventos dos palcos no dia 27 de março e vai até 8 de abril. A mostra oficial deve ter de 29 a 32 peças, número semelhante ao recorde estabelecido no ano passado, de 31 espetáculos, de acordo com o diretor do evento, Leandro Knopfholz.

Na mostra paralela, o Fringe, em que originalmente não havia curadoria, devem ser fortalecidas as seleções organizadas por companhias – serão entre seis e sete, que representam uma bem-vinda bússola para o espectador. Vários grupos locais já ensaiam para estrear durante essa explosão de teatro na capital paranaense. É o caso do Delírio, de Edson Bueno, que prepara seu Satyricon.

Outras duas versões da obra, paulistanas, foram inscritas no Fringe, que terá cerca de 350 atrações. Agora é esperar a "entressafra" passar.

Música

Cena local conquista mais espaço

Rafael Costa e Juliana Girardi

Os músicos curitibanos fizeram bonito em 2011, e devem seguir no mesmo ritmo em 2012. Uma das apostas, que vem ganhando espaço, é a banda Subburbia. Outra é a MC Karol Conká – já mais para revelação que para promessa. Ela vai lançar um disco e deve despertar ainda mais atenção para o seu trabalho, que vem sendo apontado como um dos destaques do hip-hop nacional.

Outros artistas locais mostram que têm cacife para firmar carreiras internacionais. O Copacabana Club volta ao festival texano South by Southwest (SXSW), desta vez acompanhado pela Rosie And Me.

Enquanto esses curitibanos vão, a cidade recebe alguns shows internacionais em 2012. Já foram anunciadas apresentações dos californianos do Cake, em março, e do Roxette, em maio, além das apresentações da Gene Loves Jezebel e do Concrete Blonde no Lupaluna 2012, também em maio. O festival também será palco da volta do grupo carioca Los Hermanos, que vinha se apresentando em ocasiões esparsas desde 2007.

E por falar em volta, o quinteto americano Beach Boys anunciou que vai se reunir para comemorar os 50 anos de banda com um novo disco. O Black Sabbath também volta com a formação original e turnê mundial. Van Halen também anuncia um disco de inéditas e uma turnê com a presença do vocalista Dave Lee Roth, há 28 anos sem gravar com o grupo. E há esperanças de que os velhos parceiros do Pink Floyd, David Gilmour e Roger Waters, se reúnam em março no Rio de Janeiro, São Paulo e em Porto Alegre. Voltando às carreiras solo, mas ainda no terreno dos grandes patrimônios do rock, em fevereiro tem lançamento de Paul McCartney, que gravou um disco de covers.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]