• Carregando...
Maitê Motta, Gabriela Catai e Giovanna Correia: trabalho árduo para tirar harmonias de ouvido | Divulgação
Maitê Motta, Gabriela Catai e Giovanna Correia: trabalho árduo para tirar harmonias de ouvido| Foto: Divulgação

Serviço

Cluster Sisters e Milk’n Blues

Crossroads (Av. Iguaçu, 2.310), (41) 3243-3711. Hoje, às 21 horas. R$ 50. Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio.

O grupo londrinense de swing jazz Cluster Sisters, comandado pelo trio vocal de Maitê Motta, Gabriela Catai e Giovanna Correia, faz hoje seu primeiro show em Curitiba. Com a agenda impulsionada pela participação no programa SuperStar, da TV Globo, a banda sobe ao palco do Crossroads a partir das 21 horas. A curitibana Milk’n Blues encerra a noite.

O show inclui todas as canções apresentadas pelo Cluster Sisters na televisão, como "What a Wonderful World", "Hit the Road Jack" e "Tico-Tico no Fubá" – algumas com arranjos vocais elaborados pela banda –, entre outras músicas pinçadas do repertório da chamada era de ouro do swing dos anos 1930 e 1940, nos Estados Unidos.

Origens

É desta época o conjunto The Andrews Sisters, principal referência do grupo londrinense, que descobriu o estilo a partir de um disco do grupo The Puppini Sisters, de Londres. A soprano Maitê, 30, e a mezzo-soprano Gabriela, 28, cantam juntas desde crianças, quando integraram o coro infantil do Coral da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Já no coro adulto, conheceram a contralto Giovanna, 25, com quem tentaram montar grupos vocais de MPB que não foram pra frente. "Aí a Maitê nos apresentou um disco das Puppini Sisters que ganhou de um amigo, e resolvemos fazer", conta Gabriela, em entrevista para a Gazeta do Povo. "Como eu cantava na noite e tinha uma banda de blues, apresentei as meninas para os músicos, que acharam interessantíssima a ideia e acreditaram na gente", diz.

Arranjos

Antes de começar a percorrer o circuito de Sescs, bares e eventos na região de Londrina e no interior de São Paulo ao lado dos experientes Emilio Mizão (guitarra e violão), Filipe Barthem (contrabaixo), Bruno Cotrim (bateria), Wesley César (saxofone e clarinete), André Siqueira (trompete e flauta) e Mateus Gonsales (piano), no entanto, o trio passou meses identificando cada nota dos difíceis arranjos vocais das Andrews Sisters. "Como não temos formação em música, pegamos tudo de ouvido, na base da sensibilidade, cantando junto, vendo o que soava legal. Acabamos demorando muito até montar um repertório grande o bastante para uma apresentação", conta Gabriela. "O projeto também tem o objetivo de fazer um resgate histórico, já que há muito material com qualidade sonora muito ruim. Estamos fazendo um trabalho minucioso para gravá-lo com os recursos de hoje", explica a cantora, referindo-se ao primeiro disco do grupo, já em fase de finalização.

Além do repertório das Andrews Sisters e outros grupos contemporâneos do swing, o Cluster Sisters está incluindo em suas apresentações algumas canções dos anos 1960 e 1970, de artistas da lendária Motown Records, como "I Want You Back", do The Jackson 5.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]