Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caso Master

Decisão unânime da Corte retira Toffoli da relatoria do Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a relatoria do inquérito que investiga o caso Banco Master. Afinal, a Corte tomou a decisão unânime nesta quinta-feira (12), após uma reunião fechada entre os ministros. Segundo o STF, o processo será redistribuído por sorteio a outro ministro.

No entanto, os integrantes da Corte descartaram a possibilidade de suspeição ou impedimento de Toffoli e, em uma nota conjunta, defenderam o colega e os atos praticados por ele no caso Master.

A saída ocorre em meio a críticas sobre a condução do inquérito e a tensões entre a Polícia Federal e o gabinete do ministro Toffoli. O caso ganhou destaque após a revelação de mensagens e evidências envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.

Investigadores da PF relatam pressão em atuação no caso Toffoli

Investigadores da Polícia Federal relataram aumento da pressão do gabinete de Toffoli sobre a atuação no inquérito que apura as supostas fraudes do Banco Master. Segundo fontes, pessoas ligadas ao gabinete teriam feito perguntas informais sobre provas extraídas dos aparelhos eletrônicos apreendidos. Além disso, citaram a seleção de profissionais específicos para acompanhar a extração e apuração das provas.

Nesse sentido, há cerca de dois meses, investigadores relatam informalmente um clima crescente de pressão e preocupação interna, com temor de limitações no trabalho operacional. Além disso, temores de que o receio de eventual citação do nome do ministro, de outros integrantes da Corte, familiares e figuras influentes da cena política de Brasília afetasse as decisões.

Damares pede à PF acesso a dados de Vorcaro na CPMI do INSS

A senadora Damares Alves apresentou um requerimento na CPMI do INSS para que a Polícia Federal compartilhe com o colegiado o relatório produzido a partir da análise do celular de Vorcaro.

Com efeito, o pedido, segundo a parlamentar, visa obter documentos que possam ajudar a comissão a entender conexões institucionais, fluxos financeiros e eventuais práticas relevantes para as investigações.

No relatório citado por Damares, a PF examinou o conteúdo do celular de Vorcaro apreendido em novembro durante operações relacionadas ao caso Master e que foi criptografado, mas posteriormente acessado pela corporação. O requerimento está programado para ser votado na próxima reunião da CPMI, prevista para o dia 23 de fevereiro, após o recesso de carnaval.

Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (13)

  • FILIPE BARROS QUER URGÊNCIA PARA VETAR PARENTES DE MAGISTRADOS;
  • FLÁVIO BOLSONARO DEFENDE FIM DA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE;
  • JUSTIÇA BLOQUEIA R$ 1 BILHÃO EM BENS DO PCC E FACÇÃO CHINESA;
  • TCU VÊ FALHAS EM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE DE R$ 750 MILHÕES DO BB;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.