Processo penal é coisa séria. Qualquer erro pode privar um inocente de sua liberdade por um tempo considerável. Estaria, assim, configurada e institucionalizada a injustiça. Por isso, há que se ter tempo. Advogados precisam de tempo para ler as acusações, a polícia precisa de tempo para investigar. E acima de tudo, o réu tem o direito de se defender de todas as formas possíveis. Alexandre de Moraes enviou seu juiz auxiliar para interrogar Filipe Martins. Durante a audiência, o ex-assessor de Bolsonaro tentava falar sobre abusos sofridos durante sua prisão. Enquanto falava, o magistrado o interrompeu, pedindo que se apressasse. Jeffrey Chiquini, seu advogado, logo interveio: para alguém acusado de cometer um crime, é necessário dar todo o tempo possível para esclarecer os fatos.
Trump está de olho em Moraes e seus julgamentos. Para eles, o foco do monitoramento é o julgamento de Jair Bolsonaro. A colocação de tornozeleira eletrônica impactou de tal forma que a embaixada dos EUA no Brasil resolveu romper o silêncio, e publicou em suas redes sociais que tomará as medidas cabíveis contra Moraes. Filipe Martins pode ser um dos beneficiados pelas medidas dos EUA para intervir nas atitudes de Moraes.
Enquanto isso, o duelo de narrativas ganha contornos no mínimo curiosos. Lula chama Bolsonaro de fujão, mas ao mesmo tempo diz que é Trump quem tem que ligar a ele para negociar as sanções. Observação: os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, enquanto o Brasil é o oitavo maior parceiro comercial dos EUA. Nesse cenário, será que uma retaliação surtirá o efeito necessário? Há ainda uma terceira declaração que torna tudo ainda mais contraditório: Haddad diz que família Bolsonaro precisa "sair do caminho" e deixar o governo negociar com Trump.
Filipe Martins, Moraes e erros ortográficos: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (25)
TENSÃO ENTRE MINISTROS INFLUENCIOU EM DECISÃO DE MORAES;
FILIPE MARTINS CHAMA MINUTA DO GOLPE DE "MINUTA FANTASMA";
AUXILIAR DE MORAES TENTA APRESSAR DEPOIMENTO DE FILIPE MARTINS;
MORAES FOGE DE PERGUNTAS SOBRE FILMAGENS DO 8 DE JANEIRO;
PULSO BRASIL/IPESPE: 51% DOS ELEITORES DESAPROVAM GOVERNO LULA;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no youtube.




