O presidente Lula (PT) pode indicar Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, o nome em questão traz consigo uma grande controvérsia.
Messias ficou conhecido nacionalmente em 2016, quando foi citado em uma ligação entre Dilma Rousseff e Lula, no episódio do “Bessias”. Na ocasião, o episódio gerou suspeitas de tentativa de interferência na Lava Jato. Agora, o nome volta aos holofotes com a indicação ao STF.
Com efeito, a escolha ignoraria as alas do Senado e da própria Corte, que apoiam o nome de Rodrigo Pacheco, favorito pelos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Se confirmado, o próximo passo de Messias será passar por sabatina no plenário do Senado, onde seu nome será aprovado ou não para ocupar a vaga.
Correios na negociação: Lula oferece cargos a Alcolumbre para aprovar Messias no STF
O presidente Lula (PT) gerou um choque político nos bastidores ao bancar o nome de Jorge Messias (AGU) como principal cotado para a vaga de Luís Roberto Barroso no STF. No entanto, a polêmica em torno dessa possível escolha é ainda maior: a crise na estatal dos Correios virou moeda de troca na negociação pela aprovação do nome no Senado.
Afinal, Lula está disposto a ceder até três diretorias da empresa, que vive uma crise financeira sem precedentes, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
O objetivo da barganha é garantir a aprovação de Jorge Messias na sabatina do Senado para a vaga no STF. Ou seja, essa estratégia busca garantir votos favoráveis à indicação e contornar a resistência de parte do Congresso, que preferia o nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Afinal, a troca de favores ocorre em meio a um rombo bilionário na estatal.
Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (17)
- REVIRAVOLTA NO INQUÉRITO CPMI QUE INVESTIGA FRAUDES NO INSS;
- HUGO MOTTA: “NÃO ACREDITO NA CULPA DE BOLSONARO”;
- JULGAMENTO NO STF ENDURECE TRATAMENTO A FAKE NEWS;
- MORAES NOMEIA DEFENSORIA PÚBLICA PARA DEFESA DE EDUARDO BOLSONARO;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



