Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Antes de responder, pense bem"

Moraes briga com testemunha de defesa: Café com a Gazeta do Povo

Instrução. Todo ser humano precisa aprender, e nunca deixamos de aprender. Mesmo os juízes (e acima de tudo eles), passam boa parte do seu tempo em uma fase do processo chamada de "instrução". Desde Moraes e Barroso até juízes de primeira instância, a instrução toma boa parte da rotina.

Mas o termo nem sempre é tão pedagógico quanto precisa. O juiz, em tese, deve vir ao processo desprovido de parcialidades, pronto para entender o curso das coisas, sem vieses. A teoria, porém, nem sempre toma corpo na prática.

Alexandre de Moraes protagonizou um momento que nos faz refletir sobre a fase de instrução e se ela de fato está servindo para isso. O ministro discutiu severamente com uma testemunha de defesa. A oitiva, como parte da instrução, não serve para condenar a testemunha ou para punir. Serve, por outro lado, para que o juiz tenha luz sobre os fatos que não presenciou. Assim, a oitiva, como a própria raiz do termo sugere, serve para ouvir atentamente. Estaria o ministro Alexandre de Moraes com uma sentença pronta em sua mente e, por isso, negando-se a ouvir quaisquer relatos em sentido contrário? Estamos falando em ausência da necessária imparcialidade?

No Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (20), trataremos desta acalorada discussão durante um julgamento já em essência tenso. Ademais, trataremos da postura da OAB diante de decisões polêmicas de Moraes e do STF como um todo.

Moraes adverte testemunha durante oitiva: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quarta-feira (20)

GOVERNO TEM 20 DIAS PARA EXPLICAR GASTOS EM VIAGENS DE JANJA;

NOVO PEDE AO STF QUE IMPRENSA TENHA ACESSO A AUDIÊNCIAS;

MORAES ADVERTE TESTEMUNHA DURANTE OITIVA DO "GOLPE";

CÂMARA FICA MAIS LENTA SOB GESTÃO HUGO MOTTA;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h as 09h30. Não deixe de ativar o lembrete para não perder nenhum segundo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.