O Tribunal de Contas da União (TCU) virou o novo campo de batalha da oposição para fiscalizar e conter o uso da máquina pública com fins eleitorais. Com efeito, líderes da oposição intensificaram o envio de representações à Corte de Contas, visando barrar a reeleição do presidente Lula (PT) em 2026.
Os parlamentares pedem investigações sobre gastos do governo que, segundo eles, têm caráter eleitoreiro. Em ano pré-eleitoral, portanto, cada relatório do TCU ajuda a formar um "dossiê" contra o Planalto, transformando o tribunal em um verdadeiro fiscal de Lula.
Além disso, as ações buscam rastrear o que a oposição considera um desvio de finalidade em contratos milionários, como o acordo de quase R$ 500 milhões para a COP30 e repasses a prefeituras aliadas.
Oposição acusa STF de adotar política ideológica e pede impeachment de Dino e Moraes
Em uma ofensiva paralela, parlamentares da oposição protocolaram novos pedidos de impeachment contra os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes. Os magistrados são acusados de agir alinhados à esquerda e adotar uma "política ideológica" próxima ao governo Lula.
Deputados e senadores apontam excessos, decisões de cunho partidário e a lentidão do Senado na análise dos processos como sinais de que a Suprema Corte estaria extrapolando seus limites institucionais. Nesse sentido, a oposição criticou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), por travar a tramitação dos pedidos, facilitando a blindagem dos ministros. Afinal, para a oposição, a rejeição a essas denúncias mina a credibilidade da Corte e impede o controle democrático.
O Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (16) analisa a estratégia da oposição e o risco que o "dossiê" do TCU representa para a campanha de reeleição do presidente Lula.
A reeleição de Lula está em risco? Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (16)
- LULA CHAMA CONGRESSO DE "BAIXO NÍVEL";
- PGR REABRE INQUÉRITO POR SUPOSTA INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO NA PF;
- TRUMP ANTECIPADA UM DOS PONTOS DA NEGOCIAÇÃO ENTRE BRASIL E EUA;
- CORREIOS CONFIRMAM PLANO DE EMPRÉSTIMO DE R$ 20 BI;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



