Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Pedido de impeachment de Toffoli é protocolado no Senado: Café com a Gazeta

Senadores protocolaram um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF) apresentaram a iniciativa ao Senado, alegando indícios de crime de responsabilidade por parte do ministro.

Com efeito, os parlamentares apontam suposta violação do dever de imparcialidade, conflito de interesses e conduta incompatível de Toffoli com o decoro do cargo. Além disso, afirmam que essas atitudes afetariam o Estado Democrático de Direito e poderiam contrariar os princípios da administração pública.

No texto da representação, os senadores também citam atos de Toffoli relacionados ao caso Banco Master e possíveis vínculos indiretos envolvendo familiares do ministro como base para justificar o pedido.

Toffoli recua e envia provas apreendidas pela PF para a PGR

O ministro Dias Toffoli recuou de uma decisão anterior e determinou que o material apreendido pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Compliance Zero seja enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise e custódia, em vez de ficar sob guarda do STF.

Inicialmente, Toffoli ordenou que os bens e dispositivos apreendidos fossem lacrados e mantidos no STF. No entanto, a Polícia Federal apontou que essa medida poderia prejudicar a investigação e pediu que o acervo ficasse com a PGR, que concordou e solicitou autorização para examinar diretamente o material.

Com a nova decisão, a PGR terá acesso ao material para ajudar na apuração do suposto esquema de gestão fraudulenta, desvio de valores e lavagem de dinheiro envolvendo o Banco Master.

Banco Master: conheça os alvos da segunda fase da operação da PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes financeiras ligadas ao Banco Master. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, autorizou a ação.

Portanto, nesta etapa, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Daniel Vorcaro e de familiares, incluindo seu pai, sua irmã e seu cunhado Fabiano Campos Zettel, preso temporariamente no aeroporto de Guarulhos ao tentar embarcar para o exterior.

Além disso, empresários investigados por suposto uso de operações do Banco Master para fins irregulares também são alvos da operação. Ou seja, Nelson Tanure, ligado a empresas em recuperação, e João Carlos Mansur, fundador da gestora Reag Investimentos. Dessa forma, a investigação mira desvios de recursos, simulação de empréstimos e negociação irregular de carteiras de crédito.

Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (15)

  • DOCUMENTÁRIO DO STF SOBRE 8/1 VIRA PEÇA DE AUTOPROMOÇÃO;
  • CENTRÃO AMEAÇA PODER DE HUGO MOTTA NA CÂMARA;
  • LULA DISCUTE APOIO À VENEZUELA EM LIGAÇÃO COM PUTIN;
  • EUA ANUNCIA SUSPENSÃO DE VISTOS DE IMIGRANTES PARA O BRASIL;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.