O Supremo Tribunal Federal (STF) está na mira da justiça americana mais uma vez. Com efeito, as ações contra a censura no Brasil ganharam um contexto internacional. A brasileira-americana Flávia Magalhães, que foi uma das vítimas da censura imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, pediu ao governo americano a punição de mais quatro ministros da Corte. A saber, a ação tem como base a Lei Magnitsky, usada para impor sanções contra estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos e corrupção.
Desse modo, a denúncia pode resultar em sanções como o bloqueio de bens nos EUA e a negação de vistos para os magistrados do STF. Qual o impacto real de uma ação como essa contra membros da Suprema Corte brasileira em solo americano? A Gazeta do Povo detalha amanhã os desdobramentos da denúncia e o risco iminente de punição internacional para a cúpula do Judiciário.
Avanço da direita na América do Sul pode isolar Lula?
O mapa político da América do Sul foi alterado neste domingo (19), quando a Bolívia elegeu um presidente de direita. Com isso, o candidato Rodrigo Paz Pereira garantiu a vitória e encerrou o ciclo de 20 anos de governo de esquerda no país.
Da mesma forma, pelo menos outros quatro países seguiram essa tendência nos últimos anos. Portanto, a direita ganha força regionalmente, abandonando governos alinhados ao progressismo. No entanto, o cenário ainda aponta para uma divisão acirrada: o continente permanece com sete países liderados pela esquerda, incluindo o Brasil.
O café com a Gazeta do Povo desta terça-feira detalha o novo mapa político da América do Sul, o que representa essa força crescente da direita e como este novo cenário de disputa ideológica afeta a agenda externa do Governo Lula.
Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (21)
- ADVOGADA AFIRMA TER ALERTADO EX-MINISTROS SOBRE FRAUDES NO INSS;
- GOVERNO PT VAI INSISTIR NA TAXAÇÃO DE BANCOS E BETS;
- HADDAD: CRÍTICAS À POLÍTICA FISCAL VÊM POR CORTE AO “BOLSA-EMPRESÁRIO”;
- MINISTRO DE LULA QUER TIRAR DESPESAS DA EDUCAÇÃO DO ARCABOUÇO FISCAL;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



