• Carregando...
Até quando vai durar a lua-de-mel do mercado com o novo presidente? (Foto: Carls de Souza/ AFP)
Até quando vai durar a lua-de-mel do mercado com o novo presidente? (Foto: Carls de Souza/ AFP)| Foto:

Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente da República com 55% dos votos válidos e se tornou o 38.º presidente do Brasil. A partir de agora, e até iniciar seu mandato em janeiro de 2019, o novo líder terá muitos desafios pela frente. Apesar de toda euforia vista no mercado financeiro brasileiro nas últimas semanas, que colocou em segundo plano inclusive o cenário externo desafiador nesse período, ainda há dúvidas a serem respondidas.

De um lado, os mais otimistas acreditam que parte dessas dúvidas serão respondidas pelo próximo ministro que irá dirigir a economia, Paulo Guedes. Já os mais pessimistas vislumbram períodos mais complicados para o novo presidente, a começar pela sua governabilidade no Congresso Nacional.

O mandato de Bolsonaro já começa em meio a disputas para as presidências da Câmara e do Senado, ambas de suma importância para as ambições do presidente eleito. Apesar de seu partido ter conquistado a segunda maior bancada da Câmara – com 52 dos 513 Deputados – a mesma força não pôde ser vista no Senado. Embora já haja manifestações de que ao menos metade dos deputados estaria ao lado de Bolsonaro, incluindo as bancadas “BBB” (Bala, Bíblia e Boi), o recém-eleito deverá trabalhar fortemente para ter o Congresso ao seu lado na agenda reformista que tanto se espera.

LEIA TAMBÉM: Prepara-se para o maior ciclo de alta da Bolsa de valores em 10 anos

Como há muito já vem sendo discutido, a Reforma da Previdência é a prioridade número 1, 2 e 3 para o mercado. A preocupação decorre do fato de que o Governo já tem uma despesa excessiva com a previdência social e a perspectiva é que esse número piore ano a ano dada a expectativa de envelhecimento da população. Há quem acredite que o governo de Michel Temer poderia votá-la até o final do ano, deixando assim uma carga a menos para o novo presidente, mas não parece haver consenso nem mesmo entre os membros ligados ao novo governo. Enquanto o futuro ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, descartou essa possibilidade, Paulo Guedes discordou e se manifestou favorável à aprovação do texto do governo Temer.

Outras questões-chave relevantes para o país devem começar a ser divulgadas nos próximos dias e semanas, entre as quais destaco algumas, não necessariamente em ordem de importância:

    Os discursos anteriores de integrantes da provável equipe de governo sinalizam concordância com a prioridade desses temas e se mostram favoráveis, o que nos faz prever que o mercado e o novo presidente deverão ter uma lua de mel que poderá beneficiar o mercado de ações.

    LEIA TAMBÉM: Pedro Fernando Nery – Chega de mimimi! Bolsonaro tem que combater o coitadismo dos ricos

    Para se ter uma ideia, ações de estatais como Banco do Brasil, Eletrobras e Petrobras já subiram mais de 30% apenas em outubro diante da expectativa pelo resultado do segundo turno. Outros segmentos que poderão se beneficiar desse novo modelo político, como construção civil, bancos e varejo, já estão vendo ações de empresas desses segmentos refletindo boas expectativas.

    Dólar

    A dúvida que se coloca neste momento é quanto tempo isso poderá durar. Obviamente, essa resposta irá depender das sinalizações quanto a estes temas citados. Dentro desse período de lua de mel, também poderemos ver o dólar seguir nessa faixa atual entre R$ 3,55 e R$ 3,75.

    Essa variação da moeda também poderá ser influenciada pelo dia a dia do mercado externo, que manteve os investidores preocupados durante todo o mês de outubro diante da perspectiva de o crescimento global diminuir nos próximos anos.

    Portanto, nos próximos dois meses – até a subida na rampa presidencial – será extremamente importante avaliar as sinalizações sobre estes temas e ter mais clareza sobre o que teremos pela frente, e qual será o viés do mercado de ações, de câmbio e de juros. Por enquanto só podemos afirmar que teremos uma lua de mel com tempo indeterminado, mas que poderá perdurar ou acabar conforme a capacidade de governabilidade de Bolsonaro.

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]