• Carregando...
Gazeta do Povo tem novas ferramentas para dar transparência à produção jornalística
| Foto:

A Gazeta do Povo está com novas funcionalidades disponíveis em seu site. São cinco modernizações na apresentação do conteúdo produzido pelo jornal, implementadas com o objetivo de promover maior transparência a respeito do processo de produção do material jornalístico publicado.

Com as novas funções, o leitor terá mais informações sobre quem são os repórteres que apuram e escrevem as matérias, além de saber quando um texto foi alterado e por qual motivo. Conheça as novidades em detalhes:

1. Perfil dos jornalistas

Agora, repórteres e editores da Gazeta do Povo têm páginas exclusivas no site. Nesses ambientes, o leitor poderá conhecer o currículo do jornalista, além de ver uma lista com os últimos conteúdos publicados por ele. A página também apresenta o e-mail corporativo dos profissionais, caso o leitor queira entrar em contato para fazer sugestões, elogios ou críticas.

Para acessar a página, basta clicar no link que acompanha o nome do repórter ou editor na assinatura das matérias.

2. Sobre a Gazeta

O próprio jornal também conta, agora, com uma página atualizada de perfil. No link www.gazetadopovo.com.br/sobre, o leitor pode ter acesso mais fácil a informações sobre a a história do jornal, a política de correções da Gazeta do Povo e sobre os termos de uso do site.

3. Correções e atualizações nos conteúdos

A partir das novas funcionalidades, o leitor poderá saber, com mais clareza, quando um conteúdo já publicado foi corrigido, e por qual motivo. Nesses casos, um novo ícone será adicionado à matéria sempre que houver uma alteração provocada por erro ou lapso da redação considerado significativo.

Ao final do texto, o leitor pode conferir um box especial em que estarão descritas as razões das mudanças no texto.

O site também conta, agora, com um ícone destinado a atualizações em matérias. Da mesma forma, textos que forem atualizados contarão com a indicação de que houve mudança.

4. Apurações em andamento

Muitas vezes, a cobertura jornalística implica na publicação de matérias sobre fatos que ainda estão se desenrolando. Geralmente, esse tipo de texto se refere a casos como acidentes, eventos extraordinários ou decisões políticas que não haviam sido previstas, por exemplo.

Quando a apuração do assunto ainda estiver sendo realizada por nossos repórteres, a matéria correspondente contará com um link indicando que o conteúdo ainda será atualizado. Assim, o leitor pode acompanhar o desenrolar dos fatos à medida em que eles acontecem, contando com informações sempre em primeira mão.

5. Referências nas matérias

Textos destinados a discussões mais aprofundadas ou à análise de temas complexos são, geralmente, construídos a partir de várias fontes de informação. Nesses casos, além de entrevistas com especialistas, o repórteres podem se utilizar de artigos científicos, estudos ou documentos produzidos por outras instituições, e que trazem dados relevantes para o debate daquele tema.

Para saber quais foram as referências utilizadas, para além das entrevistas, o leitor poderá conferir um box ao final das matérias. Nesses casos, quando houver o uso de referências extras, será possível saber o título, os autores e como acessar o conteúdo.

Gostou? Assine a Gazeta do Povo!

Todas essas alterações visam dar ainda mais qualidade para o conteúdo produzido pelos jornalistas da Gazeta do Povo. Se você ainda não é assinante, acesse o link para conhecer nossos planos e se manter sempre bem informado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]