As tintas emborrachadas acrílica, epóxi e esmalte são as melhores opções para pintura externa
As tintas emborrachadas acrílica, epóxi e esmalte são as melhores opções para pintura externa| Foto: Shutterstock
  • Por ABC da Construção
  • 04/04/2023 14:15

A pintura externa de casas requer um tipo específico de tinta, diferente da aplicada nas paredes internas, que não ficam diretamente expostas ao sol, ventos, chuvas e outros fatores climáticos. Por isso, a cobertura de fora deve ser mais resistente para não desbotar, rachar ou descascar.

Com tantas opções de cores e marcas no mercado, você sabe como escolher a melhor tinta para cobrir as áreas externas da sua casa? Este conteúdo é para ajudar a descobrir qual a cobertura ideal e porque é importante investir em materiais de qualidade e procedência.

Áreas externas de um imóvel

Os ambientes, paredes e muros visíveis na parte de fora são considerados área externa de um imóvel. Ou seja, varanda, sacada, jardim, garagem, quadras esportivas, área de lazer, entre outras.

Esses espaços estão expostos diretamente à luz solar, chuvas, ventos, entre outras ocorrências climáticas capazes de danificar a estrutura e, por isso, necessitam de manutenções para conservação e reparos, o que envolve também a renovação da pintura.

Tinta interna ou tinta externa?

Como já mencionamos neste conteúdo, as tintas para pintar a parte de fora de um prédio precisam ser resistentes às variações climáticas e ao tempo para que durem anos até o próximo retoque.

Por outro lado, nos ambientes internos do imóvel você pode optar por coberturas mais leves e menos resistentes, já que não há exposição às intempéries.

Como escolher a melhor tinta para paredes externas?

Consulte os vendedores da loja para encontrar a tinta mais indicada para o tipo de material externo da sua residência
Consulte os vendedores da loja para encontrar a tinta mais indicada para o tipo de material externo da sua residência| Shutterstock

Escolher a cor de sua preferência e uma cobertura específica para espaços externos não são suficientes para garantir um bom resultado. É importante considerar outros critérios.

  • Cobertura: escolha um produto com boa capacidade para encobrir a cor antiga sem precisar de muitas demãos e, consequentemente, economizar a nova tinta.
  • Rendimento: cada tinta tem um rendimento próprio, informado na embalagem do produto. Para obter o melhor resultado, é fundamental saber qual a metragem da área a ser pintada.
  • Secagem: assim como o rendimento, o tempo de secagem é diferente para cada tipo de tinta, também informado no rótulo do galão.

Tipos de tinta para área externa

Há quatro tipos mais recomendados de tinta para pintar muros, fachadas, laterais e outros espaços externos da sua casa:

Tinta acrílica

Feita à base de água, com boa capacidade de resistir às chuvas e maior durabilidade. Outra característica da acrílica é que ela compartilha algumas semelhanças com a tinta látex (interna), mas se diferencia por ser altamente impermeável.

Tinta epóxi

Com maior durabilidade (acima da média) e resistência a substâncias químicas, umidade e abrasão, essa tinta é perfeita para cobrir azulejos, cerâmica e concreto. Ela é encontrada à base de água e de solvente.

Tinta emborrachada

Por ser bastante resistente, esta é a melhor opção para pintar a área externa da sua casa. Além da capacidade elevada de impermeabilização, ela não fica desgastada e nem desbota como outros tipos de tinta, além de oferecer proteção contra o mofo nas paredes.

Tinta esmalte

Perfeita para cobrir madeira, azulejos e superfícies de metal, esse tipo de tinta é fácil de limpar e bastante resistente à água. Ela confere acabamento acetinado, fosco ou brilhante.

Como preparar a parte externa para pintura?

Para remover o mofo das paredes mofadas, aplique uma mistura de água com água sanitária
Para remover o mofo das paredes mofadas, aplique uma mistura de água com água sanitária| Shutterstock

Antes de iniciar a pintura é importante preparar a superfície para receber a cobertura e assim obter o melhor resultado possível. A primeira coisa a fazer é limpar a parede com uma vassoura ou pano seco, se for preciso remover o excesso de pó, com água e detergente neutro, para tirar manchas ou gordura.

  • Primeira pintura: neste caso, vale a pena aplicar um selador antes da tinta para preencher os poros e com isso aumentar o rendimento do produto.
  • Parede mofada: antes de pintar, é preciso passar uma mistura de água com água sanitária, na proporção de 1 para 1, e aguardar agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, passe um pano úmido com água e espere secar. Depois é só lixar, remover o pó e aplicar o selador antes da tinta.
  • Parede descascada: use uma espátula para retirar as partes soltas, depois aplique o selador nas partes descascadas para regularizar as paredes, passe a massa corrida para nivelar a superfície e espere secar antes de pintar.

Encontre as melhores tintas para pintura externa na ABC da Construção

Para evitar problemas com a pintura externa do seu imóvel, escolha uma loja que é referência no mercado e possui um mix variado de tintas. A ABC da Construção é a maior rede varejista de materiais de acabamentos do Brasil, com 65 anos de história.

Além de encontrar as melhores marcas de tinta, você tem atendimento personalizado pelo WhatsApp, condições facilitadas de pagamento (até 24x sem juros) e pode optar pela entrega programada direto na obra.

Acesse o site da ABC da Construção e compre as tintas mais renomadas para as pinturas externas da sua casa.

Seja um franqueado ABC da Construção

Já pensou em ser um expert em acabamentos e ganhar muito dinheiro com isso? Você também pode ser um franqueado ABC da Construção!

Aqui na ABC nossos franqueados têm acesso aos melhores treinamentos e total suporte desde o início. Se você tem o sonho de empreender, acesse nossa página para franqueados e saiba mais.