Corte nos juros básicos trouxe vantagens para quem quer investir em um consórcio
Corte nos juros básicos trouxe vantagens para quem quer investir em um consórcio| Foto: ShutterStock
  • Por Ademilar
  • 17/11/2019 21:00

O cenário econômico brasileiro está impulsionando o mercado de consórcios, principalmente no setor imobiliário. Considerado uma alternativa aos investimentos em renda fixa, a venda de novas cotas de consórcio para aquisição de casas, apartamentos e terrenos cresceu mais de 18% entre janeiro e setembro de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018. O dado é da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, instituição que também apontou que o valor do tíquete mensal das cotas subiu mais de 9% neste mesmo período, superando os R$ 153 mil.

Esses resultados são explicados em parte pelo corte nas taxas de juros básico, que está levando a Selic próxima aos 5% e com projeção de queda ainda maior nos próximos meses, reduzindo assim a atratividade de investimentos tradicionais como a Caderneta de Poupança, fundos de Renda Fixa ou títulos do Tesouro Direto.

Seguro e rentável, o consórcio imobiliário leva em consideração a tendência da substituição da compra por impulso pelo consumo consciente, planejado e responsável. Isto porque ao adquirir um consórcio, o investidor passa a pagar parceladamente um bem, sem juros. Neste período, ele também pode ser contemplado com o sorteio mensal da carta de crédito ou oferecer lances por ela, antecipando os valores totais para compra. Há ainda a possibilidade de formação ou ampliação do patrimônio por meio desse mecanismo de autofinanciamento que existe no país há mais de 55 anos

Acompanhando este ritmo de crescimento, a Ademilar, única administradora do Brasil a trabalhar exclusivamente com o consórcio de imóveis, chegou a movimentar entre janeiro e outubro de 2019 mais de R$ 2,4 bilhões em créditos imobiliários, valor quase 20% superior ao mesmo período no ano passado.

Para o gerente comercial da Ademilar, Handerson Brito, os bons resultados estão diretamente ligados a queda nos juros. “Nas aplicações convencionais é necessário deixar um montante aplicado para que este gere rendimento. No consórcio existe a contratação de um crédito e o desembolso mensal de uma parcela referente a este valor, porém toda atualização anual é feita sobre o crédito contratado, não pelas parcelas investidas. É como se o cliente já tivesse o crédito total rendendo para ele”, explica.

Para o gerente, outro fator impactante neste resultado é a segurança de ter um crédito associado a um segmento forte. “Com o crédito contemplado, o investidor pode comprar, construir, reformar, quitar financiamentos imobiliários, formar uma carteira de locação, investir em projetos de energia solar ou comprar imóveis no exterior”. Brito também conta que outro ponto que explica o sucesso nas vendas da Ademilar é justamente oferecer aos clientes o primeiro passo para o planejamento, com uma planilha online onde é possível computar as entradas e saídas mensais da renda familiar. “Quando se pensa em formação de patrimônio ou na aquisição de seu imóvel, o consórcio se apresenta como uma ferramenta poderosa, pois está baseado na contratação de uma compra programada. A pessoa escolhe o valor do crédito, o prazo de pagamento e a parcela mensal que melhor se adequa ao seu orçamento”.

  • A planilha de planejamento orçamentário pode ser acessada aqui.