Não distinguir bem o que as pessoas falam é um sintoma da perda auditiva.
Não distinguir bem o que as pessoas falam é um sintoma da perda auditiva.| Foto: Shutterstock
  • Por Audiba | Aparelhos Auditivos em Curitiba
  • 03/10/2022 17:07

Ouvir, mas não conseguir entender o que as pessoas falam é uma das principais reclamações que os profissionais que trabalham com o ouvido escutam de novos pacientes. Não conseguir ouvir com clareza é um dos principais problemas da perda auditiva.

A perda auditiva não envolve somente o ouvido, mas também o cérebro, que traduz o som para palavras com significado. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e a perda auditiva pode apresentar vários estágios.

Por mais que pareça surpreendente, a maior parte das pessoas sofre com algum grau de perda auditiva. No entanto, isso é mais notável em idosos, que costumam sofrer mais com os sintomas da perda.

No entanto, a perda auditiva não é o único motivo para não conseguir entender a fala. Como dissemos, o cérebro é o responsável por interpretar o significado dos sons. Por isso, é importante entender o que está causando a dificuldade para procurar o tratamento adequado.

Possíveis razões para não entender a fala

Na fala, os sons das vogais e consoantes tem tonalidades diferentes. Enquanto as vogais têm um som mais grave, as consoantes têm o som mais agudo. Conseguir ouvir as vogais é importante, pois são elas que alertam para a presença do sonido, mas é o som das consoantes que dá significado e ajuda a diferenciar uma palavra da outra.

A maior parte das pessoas com perda auditiva sofre por não conseguir ouvir os sons mais agudos, mas ouvem bem os mais graves. Por isso, elas conseguem perceber que alguém está falando, mas não conseguem entender as palavras.

Por exemplo, na palavra “gata”, se a pessoa não consegue ouvir o som da letra “G”, é difícil saber se ouviu gata ou lata. O problema causado pela dificuldade em distinguir sons ocorre nos detalhes, que não são ouvidos e que são essenciais para o entendimento completo da fala.

Outro obstáculo que pode acontecer por causa do problema em ouvir sons agudos é a dificuldade em entender o som de fundo, ou separar as vozes de várias pessoas falando juntas. Por isso, pessoas com perda auditiva podem evitar situações sociais.

O problema em entender a fala não é necessariamente causado pela perda auditiva. Pode ser também um Distúrbio de Processamento Auditivo Central ou DPAC. A pessoa que sofre com DPAC tem a audição normal, mas o cérebro não consegue interpretar as informações com clareza.

Outro possível distúrbio neurológico que leva a essa dificuldade é o Transtorno de Déficit de Atenção ou TDA. Não conseguir entender bem as palavras atrapalha a concentração e complica o aprendizado.

Como lidar com a dificuldade

Geralmente, o paciente que sofre com isso não consegue perceber a perda de audição. Na maior parte dos casos, são os amigos e familiares quem identificam o problema, pois o paciente costuma culpar os outros pela falta de compreensão.

Independentemente da idade em que a dificuldade aparece, é importante que o paciente não espere muito tempo para procurar tratamento. Como a perda não aparenta ser total, o paciente demora para procurar ajuda. Afinal, o problema pode se agravar sem que a pessoa perceba.

Você pode encontrar uma equipe de especialistas na AUDIBA, que estarão preparados para recebê-lo com cuidado e de maneira acolhedora. Com unidades em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês, em Araucária e em Campo Largo, a AUDIBA está pronta para avaliar, realizar o diagnóstico e fazer a adaptação do aparelho auditivo em casos de perda auditiva. Você também pode encontrá-los no Instagram e Facebook.