O famoso arroz biro-biro homenageia o jogador de mesmo nome, mas foi ideia de um empresário envolvido na democracia corinthiana.
O famoso arroz biro-biro homenageia o jogador de mesmo nome, mas foi ideia de um empresário envolvido na democracia corinthiana.| Foto: Badida/Divulgação
  • Por Badida
  • 24/08/2021 15:10

Além de satisfazer nosso apetite e paladar, os pratos de um bom restaurante também devem nos servir com criatividade e histórias interessantes, não é mesmo? Afinal, isso também nos alimenta de outras formas e enriquece a experiência gastronômica.

Nesse sentido, o Badida Carnes Nobres é um lugar repleto de boas histórias por si só, para satisfazer qualquer cliente com fome de conhecer mais sobre gastronomia e tradição. Para começar, o restaurante tem uma trajetória de quase 40 anos, fundado pelo empresário cujo apelido dá nome ao estabelecimento, com inspiração em sua paixão pelas carnes nobres e bem assadas. O cardápio segue praticamente o mesmo há todo esse tempo.

Há pouco mais de 20 anos, o empreendimento é gerenciado por Joel Troib, filho do fundador, que frequentemente circula pelo salão, recebendo seus clientes e cuidando de cada detalhe: as carnes nobres são escolhidas rigorosamente por ele, para garantir qualidade máxima em todas as peças que saem da cozinha. A máxima do Badida é que as carnes demandam apenas 3 ingredientes: qualidade, fogo e sal.

Também não é à toa que o Badida já foi laureado tantas vezes com o Prêmio Bom Gourmet e Joel até foi eleito restaurateur do ano, em 2019. Essa atenção aos detalhes é uma das coisas que mais faz diferença para a experiência gastronômica.

Conheça o cardápio do Badida, repleto de pratos com história e muita atenção aos detalhes

As carnes nobres do Badida são escolhidas pessoalmente pelo dono do restaurante e cortadas com supervisão do maître — o que faz toda diferença para o sabor.
As carnes nobres do Badida são escolhidas pessoalmente pelo dono do restaurante e cortadas com supervisão do maître — o que faz toda diferença para o sabor.| Imagem: Badida/Divulgação

Das carnes nobres aos detalhes com sabor especial

Além do conceito e da filosofia do restaurante, o cuidado e a história de cada prato também torna as experiências mais especiais. Nesse aspecto, o Badida se destaca pela seleção muito rigorosa dos ingredientes, mas também pelo detalhado processo de elaboração dos pratos.

Um exemplo disso é a preparação das carnes na parrilha, tradicional técnica dos gauchos da Argentina e Uruguai: diferente dos gaúchos brasileiros, eles assam as carnes em grelhas com formato de V e inclinadas. Isso confere sabores e texturas diferentes para as carnes, sempre bem assadas e suculentas, independente do ponto. Uma técnica com séculos de história, que é usada até hoje na cozinha do Badida Carnes Nobres.

Os acompanhamentos também contam um pouco da história e demonstram a filosofia do estabelecimento: começando pelo famoso couvert do Badida, eleito tantas vezes o melhor da cidade que ganhou o título de hors concours no Prêmio Bom Gourmet, em 2015. A parrilha é usada até para grelhar os tomates do risoto pomodoro — que é servido em uma cestinha de parmesão, trazendo sabores que nenhum outro risoto pomodoro apresenta. A farofa de ovo também pode ser especial, com o cuidado na hora de introduzir cada ingrediente na panela e deixar tudo no ponto certo — confira a receita completa aqui.

Simples e saborosa, a farofa de ovo do Badida Carnes Nobres é muito querida pelos clientes.
Simples e saborosa, a farofa de ovo do Badida Carnes Nobres é muito querida pelos clientes.| Imagem: Badida/Divulgação

Até mesmo o onipresente arroz pode conter criatividade. É o caso da brasileiríssima receita do arroz biro-biro (na foto em destaque). Muitas pessoas acreditam que se trata de lenda urbana, mas a história é real: o prato foi batizado assim em homenagem ao ídolo do futebol de mesmo apelido. Contudo, não foi criado por ele, nem para ele, como outros pensam.

A ideia partiu do vice-presidente de uma editora, que fazia parte da "democracia corinthiana" e estava participando de uma reunião do grupo em uma famosa churrascaria de São Paulo. Ele chamou o maître e ditou precisamente a receita, com arroz, ovo frito, batata-palha e bacon. Depois de todos servidos e satisfeitos, a receita entrou no cardápio dessa churrascaria e se espalhou por todo o país em pouco tempo.

No Badida, o famoso arroz biro-biro é preparado com a saborosa linguiça da casa e é um ótimo acompanhamento para as carnes nobres assadas na parrilha, como contamos.

Todas as receitas são acompanhadas de perto pelo chef Aldenir Rodrigues, o Ceará, que está há mais de 10 anos no Badida. Sua história também é um capítulo à parte, com experiências em diversos locais do país e do mundo — e o orgulho de ter aprendido tudo que sabe sobre a cozinha na prática, sem teoria.

Como dito, esses detalhes fazem toda a diferença para a experiência gastronômica em um bom restaurante — não apenas porque elevam os sabores, mas porque satisfazem de outras maneiras. Para embarcar nesse clima de história e criatividade, você pode frequentar as duas unidades do Badida em Curitiba ou pedir seu prato pelo delivery — sempre com total atenção aos detalhes.

Acesse o site para fazer sua reserva no Badida ou pedir no delivery